‘5 minutos podem mudar uma vila’

Este é o lema do projeto ‘Varre Vila’, que a partir da união dos moradores modificou o panorama de pontos de descarte de lixo em um bairro da zona Leste de São Paulo

Arquivo pessoal

Quem passava pela Rua Padre Tomás, na Vila Santa Inês, em Ermelino Matarazzo, zona Leste de São Paulo, precisava desviar de muito lixo e restos de entulhos que eram ali depositados de forma desordenada. Essa realidade, porém, começou a ser mudada no ano de 2012.

A rotatória localizada no endereço era o principal ponto viciado de lixo do bairro. Por isso, os moradores precisavam conviver com a sujeira, o mau cheiro e a presença de ratos e insetos.

Cansados dessa realidade e de todas as suas consequências, a comunidade passou a se questionar sobre a possibilidade de transformar o local. Um dos moradores, Ionilton Aragão, começou a dialogar com os vizinhos sobre os dias e horários adequados para o descarte dos resíduos. Pouco a pouco, muitos se uniram por esta causa comum e assim nasceu o projeto “Varre Vila”, que visa à promoção de iniciativas em favor da formação de novos hábitos de consumo, de descarte de lixo e a redução dos impactos sobre o meio ambiente.

‘NÓS VIVÍAMOS NO LIXO’

Moradora da Vila Santa Inês há mais de 35 anos, Jenilda Maria de Jesus, 52, é professora da rede municipal em Ferraz de Vasconcelos (SP). Ela recordou que antes da iniciativa se tornar uma realidade, a situação do bairro era complexa e parecia não ter fim, pois muitos moradores jogavam o lixo na rua e poucos zelavam pela limpeza.

Além da dificuldade de circular pelas ruas, a sujeira também provocava o entupimento dos bueiros, e, por consequência, enchentes: “Nós vivíamos no lixo”, ressaltou a professora, ao recordar que pessoas faleceram com leptospirose, doença transmitida pelo contato com a urina de ratos.

ACREDITAR NA TRANSFORMAÇÃO

Jenilda lembrou que o Varre Vila começou timidamente, com apenas alguns jovens varrendo as ruas do bairro, dialogando sobre a limpeza e cuidados com o descarte de resíduos, realizando pequenas reuniões e revitalizando antigos pontos viciados de lixo. Aos poucos, “ninguém mais queria viver no lixo, as pessoas foram sendo ‘contagiadas’ e percebendo que era possível”.

“O projeto Varre Vila não só transformou a realidade do lixo, mas também trouxe benefícios, saúde e autoestima para a comunidade. Ele transformou o olhar das pessoas e a relação ao bairro e o reconhecimento do território”, salientou Jenilda.

Com a transformação, a rotatória – antes tomada pelos resíduos – atualmente é o principal símbolo dessa mudança. Um mosaico com o logo do projeto foi construído para lembrar o compromisso de todos com todo o bairro e com o meio ambiente.

Rotatória na Vila Santa Inês é marco do Varre Vila e ressalta o compromisso socioambiental

TODOS SÃO RESPONSÁVEIS

Mais de uma década depois, o projeto no bairro continua e são os próprios moradores que dialogam com os que chegam na comunidade ou insistem em descartar o lixo de forma inadequada.

Além disso, o projeto formou os moradores sobre o correto descarte do lixo caseiro, como óleo de cozinha; e orientou os que trabalham como catadores de materiais recicláveis sobre o que de fato pode ser reutilizado. Hoje, é a própria comunidade que cuida do seu lixo.

“A relação do projeto com os moradores é de parceria, de muito respeito e gratidão. As pessoas não andam nas ruas e encontram cascas de banana, papel, sacolinha jogadas. A própria comunidade é quem cuida do seu lixo e continua zelando por esse projeto”, concluiu Jenilda.

IMPACTOS

Atualmente, o projeto tem o apoio do poder público e de empresas privadas. Ao todo, mais de 13 mil moradores são contemplados com a iniciativa que envolve a varrição das ruas do bairro, a distribuição de sacos de lixo e a disponibilização de uma caçamba para o descarte de entulhos uma vez por mês.

Com o lema “Cinco minutos podem mudar uma vila”, os moradores estão comprometidos com a limpeza de suas calçadas e o descarte do lixo doméstico apenas duas horas antes da passagem da empresa concessionária de limpeza pública, além de continuar com a formação dos seus vizinhos constantemente para que o lixo fora do lugar não volte jamais a ser uma realidade.

PROJETO MODELO

O projeto se tornou referência na redução de descarte irregular do lixo e na manutenção de limpeza em bairros da cidade de São Paulo, na região metropolitana e em outros estados.

Amparado nos valores da mobilização social, participação popular, promoção da saúde, conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o Varre Vila já realizou ações em cinco comunidades da zona Leste, cinco na zona Norte, uma na zona Oeste, em três ruas da região central da cidade, além de bairros das cidades paulistas de Cubatão e Guarulhos, e três iniciativas em Maceió (AL) e duas em Curitiba (PR).

Para Ionilton Aragão, idealizador da ação e morador da Vila Santa Inês, o mais importante da iniciativa foi levar a comunidade ao entendimento de que viver em um lugar limpo e cuidado é um direito e não um privilégio.

“Depois de mais dez anos de projeto, a comunidade não aceita que as coisas voltem a ser como antes. O que se vê é muita gente preocupada com qualquer descarte irregular no território, pessoas procurando os voluntários do projeto e a Prefeitura para que o bairro não volte a ser o que já foi”, celebrou Aragão, ao explicar que mobilizações como essa promovem um impacto ambiental positivo e que “toda comunidade merece ter ações semelhantes”, amparadas em projetos que envolvam os moradores, o poder público e a iniciativa privada.

OS PILARES DO VARRE VILA

  • Fomentar a proposta de manejo dos resíduos, tendo como referência os “5R‘s” (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
  • Sensibilizar e mobilizar os moradores para uma organização individual e coletiva quanto ao descarte de resíduos sólidos e volumosos nos locais apropriados;
  • Articular atividades com os equipamentos públicos de saúde, de educação e ONGs, com vistas a fortalecer e estimular a promoção de atitudes de consumo sustentável e consciente, bem como a participação comunitária;
  • Promover espaços de reflexão no qual os moradores assumam a responsabilidade com a limpeza e varrição da porta da sua casa, ato que expressa a relação de cuidado com o território e promoção de saúde.

Para saber mais, acesse: https://varrevila.com.br

Deixe um comentário