Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

5º Café com Caridade é realizado na Caritas Arquidiocesana de São Paulo

Na sexta-feira, 3, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo recebeu a 5ª edição do Café com Caridade, iniciativa promovida pelo Vicariato Episcopal da Caridade Social. O encontro, realizado na sede da Região Episcopal Santana, reuniu cerca de 70 participantes em uma manhã marcada pela escuta, espiritualidade e partilha.

Fotos: Caritas Arquidiocesana de São Paulo

Com o tema“Cuidar de Si para Continuar Cuidando”, o evento foi conduzido pelo Cônego Marcelo Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social, que fez um chamado à consciência sobre a saúde mental como um cuidado intransferível.

“Uma vez que cuidamos de nós, esse amor naturalmente transborda para os outros. É uma mudança que começa no coração, como nos ensinou Jesus”, afirmou. “Permita-se ser amado por Deus”, convidou a todos.

AUTOCUIDADO

A psicóloga Monica Rezende Chagas Vivian conduziu uma vivência, destacando a importância do autocuidado e do autoamor como fundamentos essenciais para o exercício da empatia e do serviço ao próximo.

“Prestar atenção no corpo é prestar atenção em si. Por vezes, as dores não são necessariamente físicas, mas têm um componente emocional”, disse Monica.

O evento foi ainda uma oportunidade para revisitar a história da Caritas, por meio do relato do Diácono Márcio José Ribeiro, diretor da CASP, que apresentou a trajetória da organização da Igreja Católica desde sua origem, em 1897 na Alemanha, até sua atuação atual em mais de 170 países.

“Uma história de amor ao próximo que atravessa continentes e transforma vidas”, declarou o diácono, reforçando a importância da parceria entre a CASP e o Vicariato.

(Com informações da Caritas Arquidiocesana de São Paulo)

Deixe um comentário