A exemplo de Santo Antônio, devemos ser ‘homens e mulheres de oração’, exorta Dom Cícero Alves de França

Pascom paroquial

Na tarde da quinta-feira, 13, Dom Cí­cero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, De­canato São Lucas, por ocasião da festa do padroeiro. Concelebrou o Cônego Marcelo Matias Monge, Pároco, e o Padre Eliseu da Conceição, CSS, Colaborador da Paróquia.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém refletiu sobre a vida e a missão de Santo Antônio, definindo-o como o “homem da oração”. E destacou: “É a oração que anima. É a oração que fortalece a fé”.

Ao recordar que Santo Antônio sem­pre esteve na presença divina, Dom Cíce­ro lamentou que muitas vezes as pessoas se distanciam facilmente de Deus. “Como precisamos seguir este grande exemplo de Santo Antônio: sermos homens e mulheres de oração, que vivem a vida na presença de Deus”, exortou.

Dom Cícero também destacou que “nosso ‘sim’ deve ser ‘sim’, e o nosso ‘não’, deve ser ‘não’”, ou seja, que a vida não pode ser ambígua: “Não podemos viver a dua­lidade da vida; em outras palavras, preci­samos deixar a falsidade e a hipocrisia de lado, e sermos homens e mulheres da ver­dade, comprometidos com o ‘sim’ de Deus”.

A respeito do Evangelho, o Bispo exor­tou os fiéis a serem sal da terra e luz do mundo: o sal que dá sentido à vida, para que ela possa ser vivida com dignidade, com força e com coragem; e luz, para mos­trar o caminho e com quem se está.

Por fim, Dom Cícero ressaltou que Santo Antônio entendeu o que é ser sal e luz muito cedo, e que “tornou-se discípulo daquele que é a luz”.

O Prelado afirmou que o Santo seguiu Jesus com paixão e com amor até o fim, e que por meio do seu exemplo, os fiéis po­dem se aproximar mais do Senhor.

“Que Santo Antônio, homem da oração e do testemunho, nos ensine a sermos esses homens e mulheres que estão sempre em oração diante de Deus, que testemunham a própria a fé diante do mundo, que ousam ser sal e luz no mundo”, concluiu.

Ao final da celebração, Dom Cícero abençoou os fiéis com a relíquia de primei­ro grau de Santo Antônio.

A missa presidida por Dom Cícero foi uma das nove celebradas na Paróquia no dia 13. Já no domingo, 16, os fiéis se reuni­ram para uma procissão pelas ruas do bair­ro com a imagem de Santo Antônio. (por Fernando Arthur)

Na noite da quinta­-feira, 13, Dom Cíce­ro Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, Decanato Santa Maria Madalena, por ocasião da festa do padroeiro. Con­celebrou o Padre Leonardo Venício de Araújo, Pároco.(por Kaique Mazaia)

Deixe um comentário