Na tarde da quinta-feira, 13, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Decanato São Lucas, por ocasião da festa do padroeiro. Concelebrou o Cônego Marcelo Matias Monge, Pároco, e o Padre Eliseu da Conceição, CSS, Colaborador da Paróquia.
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém refletiu sobre a vida e a missão de Santo Antônio, definindo-o como o “homem da oração”. E destacou: “É a oração que anima. É a oração que fortalece a fé”.
Ao recordar que Santo Antônio sempre esteve na presença divina, Dom Cícero lamentou que muitas vezes as pessoas se distanciam facilmente de Deus. “Como precisamos seguir este grande exemplo de Santo Antônio: sermos homens e mulheres de oração, que vivem a vida na presença de Deus”, exortou.
Dom Cícero também destacou que “nosso ‘sim’ deve ser ‘sim’, e o nosso ‘não’, deve ser ‘não’”, ou seja, que a vida não pode ser ambígua: “Não podemos viver a dualidade da vida; em outras palavras, precisamos deixar a falsidade e a hipocrisia de lado, e sermos homens e mulheres da verdade, comprometidos com o ‘sim’ de Deus”.
A respeito do Evangelho, o Bispo exortou os fiéis a serem sal da terra e luz do mundo: o sal que dá sentido à vida, para que ela possa ser vivida com dignidade, com força e com coragem; e luz, para mostrar o caminho e com quem se está.
Por fim, Dom Cícero ressaltou que Santo Antônio entendeu o que é ser sal e luz muito cedo, e que “tornou-se discípulo daquele que é a luz”.
O Prelado afirmou que o Santo seguiu Jesus com paixão e com amor até o fim, e que por meio do seu exemplo, os fiéis podem se aproximar mais do Senhor.
“Que Santo Antônio, homem da oração e do testemunho, nos ensine a sermos esses homens e mulheres que estão sempre em oração diante de Deus, que testemunham a própria a fé diante do mundo, que ousam ser sal e luz no mundo”, concluiu.
Ao final da celebração, Dom Cícero abençoou os fiéis com a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio.
A missa presidida por Dom Cícero foi uma das nove celebradas na Paróquia no dia 13. Já no domingo, 16, os fiéis se reuniram para uma procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Santo Antônio. (por Fernando Arthur)
Na noite da quinta-feira, 13, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, Decanato Santa Maria Madalena, por ocasião da festa do padroeiro. Concelebrou o Padre Leonardo Venício de Araújo, Pároco.(por Kaique Mazaia)