A Santíssima Trindade como modelo de comunicação no amor

Arte de Jovenal Pereira em foto de Luciney Martins/O SÃO PAULO

Os elementos viver, rezar e comunicar estão integrados na elaboração da mensagem que os agentes da Pastoral da Comunicação desejam comunicar, usando diversas ferramentas, pois a beleza e a comunicação estão profundamente interligadas e nos levam ao divino.

Nesse sentido, é necessário que o comunicador católico cultive a sua espiritualidade.

Na versão atualizada do Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil (DCI), o eixo da Espiritualidade foi reposicionado para o número 1. Dom Edilson Soares Nobre, Bispo da Diocese de Oleiras (PI) e membro da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explica que esse reposicionamento decorre do fato de que não há como pensar a comunicação da Igreja, se não partindo da espiritualidade.

“Se não nutrirmos a espiritualidade como agentes da Pastoral da Comunicação, o nosso trabalho se torna mecanizado, e não é isso que queremos. O termo ‘Pastoral’ já diz tudo: trata-se de uma ação evangelizadora, que pede uma base sólida dentro da perspectiva da espiritualidade. Não há como ser agente de pastoral sem a vivência da espiritualidade cristã, e é importante termos clareza desse conceito de espiritualidade para não nos desviarmos daquilo que é a proposta da pessoa de Jesus”, explica o Bispo. 

A Trindade e a comunicação

O parágrafo 55 do DCI aponta que a Trindade é, por excelência, comunicadora, porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são exemplos de unidade, e colaboram para a realização do projeto divino que Deus tem para nós.

Para se comunicar conosco, Deus se adapta à nossa linguagem, pois em virtude de termos sido criados à sua imagem e semelhança, trazemos sempre no coração a certeza de viver em comunhão, de pertencer a uma comunidade, pois “Deus não é solidão, mas Comunhão e Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre se comunica.” (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações
Sociais de 2019)

A Trindade é descrita no Novo Testamento como relação de conhecimento profundo no sentido de comunicação e comunhão que não permanece fechada em uma realidade distante da nossa, mas é revelada pela encarnação do Filho (cf. Mt 11,25-27).

E assim, na Trindade, a Igreja se torna sinal e exemplo de comunicação, sacramento e mistério de comunhão para a humanidade.

O Espírito Santo comunica

De acordo com a teóloga Vera Ivanise Bombonatto, autora do livro “Evangelizar é comunicar: Fundamentação bíblico-teológica da Pastoral da Comunicação”, o Espírito Santo é o principal agente da comunicação trinitária porque ele é o elo de comunicação entre o Pai e o Filho, é o vértice do amor-comunhão entre as pessoas da Santíssima Trindade, sendo esse amor fonte de vida plena, estando presente também no início da nova criação, quando Maria recebeu o anúncio do nascimento de Jesus e, desde o momento da encarnação no seio de sua Mãe, o Filho, ungido pelo Espírito e pelo Pai, se manifesta de forma gradual em sua vida pública. 

E assim, podemos perceber que o Espírito Santo na vida de Jesus como dom do Pai para a humanidade, revelado de forma plena depois de Sua Morte e Ressurreição.

Como agente de comunicação e comunhão, o Espírito Santo também ensina, mas não se trata de uma simples instrução, e sim de guiar a comunidade para o conhecimento da verdade de forma completa: “O Espírito, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que Eu lhes disse” (Jo 14,26) e, mais ainda: “O Espírito de Verdade encaminhará vocês para toda a verdade” (Jo 16,13)

A união entre as Pessoas Divinas, porém, não suprime as diferenças e a individualidade de cada uma, porque as diferenças são pressupostos da união.

A espiritualidade do agente da Pascom

O cultivo da espiritualidade – à luz da Santíssima Trindade – é indispensável para o agente da Pascom. 

Dom Edilson, ao citar o parágrafo 332 do DCI, destaca que “é fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador mediante retiros, a leitura orante da Palavra de Deus, círculos bíblicos, reflexões sobre os Documentos da Igreja no campo da comunicação, e que o comunicador também se alimente com o pão da Eucaristia, porque ela fortalece nossa comunicação espiritual, e faz de nós verdadeiros seguidores da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo que é para nós o Caminho, a Verdade e a Vida”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários