A teologia e a pastoral dos sacramentos é tema de curso do clero da Arquidiocese

Padre Anderson Marçal

Com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, cerca de 200 ministros ordenados – entre bispos, sacerdotes e diáconos – estão reunidos até quinta-feira, 8, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), para o Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo.

Nesta 21ª edição, o tema central do curso é “A teologia e a pastoral dos Sacramentos”, com destaque para o novo Diretório da Pastoral dos Sacramentos da Arquidiocese de São Paulo.

Para aprofundar a temática, o curso conta com a assessoria de teólogos e canonistas como os Padres Sidnei Fernandes, Boris Agostín Nef Ulloa, Eduardo Binna, Everton Fernandes Moraes, Zacarias José de Carvalho Paiva, João Júlio Farias Jr., José Rodolpho Perazzolo e o Cônego José Arnaldo Juliano, além de conferências do próprio Dom Odilo e de Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

DIRETÓRIO

Promulgado em janeiro deste ano, este diretório é um instrumento para a renovação da pastoral sacramentária no território arquidiocesano, uma vez que, como ressaltado por Dom na apresentação do documento, “sem os sacramentos devidamente celebrados, corremos o risco de transformar a vida cristã em mera ideia e ação humana, pretendendo dar eficiência à vida cristã a prescindir da graça de Deus.”

“O nosso sínodo arquidiocesano mostrou que há uma grande lacuna na participação dos sacramentos, na valorização dos sacramentos em nossas paróquias. De fato, muitos deixaram de batizar, outros deixaram de fazer a Crisma, muitos deixaram a catequese, não estão fazendo a primeira Comunhão nem procurando a Confissão. Também o casamento não é valorizado, as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias estão diminuindo. Então, nós podemos, de fato, dizer que nós estamos numa crise dos sacramentos na Igreja”, afirmou o Arcebispo, durante o programa “Encontro com o Pastor” da terça-feira, 6, na Rádio 9 de Julho.

Divido em três sessões – os Sacramentos de Iniciação Cristã (que incluem o Batismo, a Crisma e a Eucaristia), os Sacramentos de Cura (a Penitência e a Unção dos Enfermos) e os Sacramentos de Serviço (o Matrimônio e a Ordem) –, o documento aborda de forma sintética a teologia de cada um dos sacramentos instituídos por Nosso Senhor para a Sua Igreja, além das diretrizes para a correta e frutuosa celebração de cada um deles.

O Cardeal Scherer explica que “a boa pastoral sacramentária é parte integrante do processo de evangelização e do testemunho da vida cristã. E a boa celebração e administração dos sacramentos é parte essencial do serviço de santificação da Igreja, do qual o povo de Deus tem necessidade e direito”.

OUTROS TEMAS

A pauta do curso também destaca as novas Normas Administrativas e Financeiras da Arquidiocese de São Paulo, além da preparação e celebração do Grande Jubileu da Igreja em 2025.

O curso é ainda marcado pela celebração eucarística todas as manhãs, a oração do Ofício Divino ao longo do dia e momentos de confraternização e cultura, fortalecendo os laços de comunhão e fraternidade presbiteral.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários