Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Abertura do 1º Catholic Games será no sábado, 19, na Arena Pacaembu

Com a proposta de promover a integração de jovens católicos por meio do esporte, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo tem organizado desde abril o 1º Catholic Games, um campeonato esportivo com equipes formadas nas Dioceses de Campo Limpo, Osasco, Santo Amaro, Santo André São Miguel, Guarulhos, e nas seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo – Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé.

Etapa interparoquial na Diocese de Campo Limpo (foto: Diocese de Campo Limpo)

No sábado, 19, a partir das 9h, acontecerá a abertura do 1º Catholic Games, na Mercado Livre Arena Pacaembu (Rua Capivari, 217, Pacaembu). A entrada é gratuita.

Entre as autoridades previstas para a cerimônia de abertura estão o prefeito Ricardo Nunes, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Rogério Lins (idealizador da iniciativa) e Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa.

Na sequência, às 10h, ocorreu o show da Fraternidade São João Paulo II; Por volta das 11h30, haverá o sorteio das equipes e jogos e se passará a algumas partidas de vôlei e de futsal.

COMO SERÁ O 1º CATHOLIC GAMES

O campeonato é voltado para jovens entre 15 e 29 anos que sejam membros ativos de suas comunidades paroquiais.

As modalidades incluídas nesta primeira edição são o futsal e o voleibol, nas categorias masculina e feminina. Cada diocese ou região episcopal pôde inscrever até dois times de futsal e um de voleibol.

Para selecionar os representantes, cada território eclesial realizou previamente um campeonato classificatório entre paróquias. Na Diocese de Campo Limpo, por exemplo, as peneiras interparoquiais ocorreram nos dias 18 e 25 de maio e 1º de junho, com jogos realizados no CEU Feitiço da Vila, na capital, e no Ginásio Pintassilgo, em Itapecerica da Serra. Ao todo, sete paróquias participaram da fase classificatória local. No domingo, 1º de junho, foram definidos os campeões diocesanos.

Agora, os times vencedores de cada diocese e regiões episcopais disputam a etapa interdiocesana no Centro Olímpico de São Paulo. A grande final está prevista para acontecer na Mercado Livre Arena Pacaembu em 2 de agosto.

NOME E LOGOTIPO

Divulgação

O nome do evento “Catholic Games” foi sugerido por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade e Referencial do Setor Juventude.

O logotipo do Catholic Games também carrega simbolismo e foi criado a partir de ideias dos representantes das dioceses da Pastoral da Comunicação. Ele representa, de maneira moderna, a essência do evento, o logo une elementos visuais que expressam fé, juventude e esporte.

A letra “C” representa a solidez da Igreja, enquanto a “G” remete ao dinamismo e à energia dos jogos. Ambas se entrelaçam, indicando a união entre espiritualidade e movimento. Ao centro, a cruz simboliza o cristianismo, enquanto um “J” sutil representa tanto Jesus quanto a Juventude, que está no coração da iniciativa.

Segundo os organizadores, “mais do que um torneio, o Catholic Games propõe-se como uma forma de evangelização por meio do esporte, fortalecendo a comunhão entre os jovens, promovendo valores cristãos e incentivando-os a viver sua fé de maneira alegre, participativa e integrada à vida comunitária”.

Todos os detalhes sobre o 1º Catholic Games podem ser vistos no Instagram  @catholicgames

Deixe um comentário