Ao assumir novo mandato, Ricardo Nunes diz que irá cuidar, ouvir e aprender com a ‘São Paulo real’

Prefeito reeleito e seu vice, Coronel Mello Araújo, tomaram posse na Câmara Municipal. Cerimônia que marcou novo mandato ocorreu no Theatro Municipal

Coronel Mello Araújo e Ricardo Nunes no começo da sessão de posse na Câmara Municipal (fotos: comunicação da Prefeitura de São Paulo)

“Hoje quero agradecer primeiro a Deus, com a minha alma, e com o meu coração, agradecer ao povo de São Paulo, com a minha ternura agradecer a minha família e com um abraço bem forte agradecer a todos os que se engajaram e me ajudaram a estar aqui hoje. Reeleito prefeito de São Paulo, pela vontade popular”.

Assim discursou Ricardo Nunes, 57 anos, na sessão realizada na Câmara Municipal de São Paulo, na tarde da quarta-feira, 1º de janeiro, na qual tomou posse para o mandato de prefeito de São Paulo para o período de 2025 a 2028, cargo para o qual foi reeleito nas eleições municipais do ano passado.

No plenário da Câmara Municipal, Nunes destacou que dará continuidade aos projetos iniciados em sua gestão anterior e com o progresso de São Paulo. Na mesma ocasião, tomaram posse o vice-prefeito, o Coronel Mello Araújo, e os 55 vereadores da cidade de São Paulo.

Nunes lembrou do legado deixado pelo ex-prefeito Bruno Covas, político falecido em maio de 2021: “Ninguém poderia imaginar que o meu irmão Bruno Covas, um dos maiores homens públicos que tivemos o privilégio de conhecer e conviver, nos deixaria tão precocemente. Procurei e sempre procurarei servir suas palavras. Não há tempo para personalismo e arrogâncias. São Paulo é maior e mais importante do que qualquer um de nós”.

FOCO NO CIDADÃO E BUSCA DE AVANÇOS

O prefeito destacou que este será um governo avanços e melhorias, e se comprometeu a aprimorar as áreas que necessitam de maior atenção. 

“No fundamental, vamos dar continuidade a todos os programas que merecidamente recebem apoio da população por serem indiscutivelmente conquistas dessa cidade.” 

Nunes reforçou que sua gestão tem como foco o cidadão, especialmente os mais vulneráveis e lembrou que cuidar da periferia é um benefício para toda a cidade.

“A São Paulo real, das pessoas reais e dos problemas reais, vai continuar sendo a São Paulo que eu vou cuidar, eu vou ouvir, eu vou buscar aprender e que vou estar sempre presente. Cuidar da periferia é ajudar a cidade inteira”, assegurou.

Nunes também mencionou alguns dos feitos de sua primeira gestão nas áreas de saúde, segurança, educação e habitação. Ele destacou que o programa Smart Sampa, que utiliza inteligência artificial para combater o crime, recordou que foi zerada a fila por vagas em creches na cidade, citou o aumento de moradias e as obras de infraestrutura.

Falou, também, sobre a recuperação da saúde financeira do município, resultado de acordos e reformas estruturantes. Ele enfatizou a atração de empresas, a redução de impostos e a geração de empregos: “Nenhuma dessas conquistas seria possível sem recuperar a saúde financeira de São Paulo”. 

“Queremos inovar sempre, apresentando políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. O meu compromisso não é com obras faraônicas, faremos as grandes obras de São Paulo que ela precisa, faremos. Mas meu compromisso é cuidar das pessoas”, destacou.

SUSTENTABILIDADE, DEMOCRACIA E FUTURO

O Prefeito abordou a questão das mudanças climáticas, mencionando o aumento da cobertura vegetal, a criação da Secretaria de Mudanças Climáticas e a renovação da frota de veículos de coleta de lixo.

Nunes assegurou ter respeito pela vontade popular expressa nas urnas e sua dedicação em honrar esse mandato. “É unicamente por esse ápice da democracia que eu estou aqui. É o meu dever respeitar e ser fiel a essa vontade e serei fiel à vontade de fazer uma São Paulo pra frente”.

Por fim, se comprometeu a trabalhar intensamente pelo bem da cidade: “Eu não tenho nenhum outro sonho na vida, a não ser de que um dia alguém me pergunte qual foi a grande obra do prefeito Ricardo Nunes. ‘A grande obra dele, ele deixou a cidade muito, muito melhor do que quando ele recebeu’”.

SOLENIDADE NO THEATRO MUNICIPAL E POSSE DO SECRETARIADO

Após a posse na Câmara Municipal, Ricardo Nunes e o Coronel Mello Araújo se dirigiram ao Theatro Municipal de São Paulo, onde o Prefeito voltou a discursar e destacou que sua prioridade na gestão 2025-2028 será a de cuidar da periferia. Entre os convidados para esta cerimônia esteve o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Ricardo Nunes enfatizou sua origem na periferia de São Paulo, utilizando sua vivência para conectar-se com os desafios enfrentados pela população mais vulnerável. Bastante emocionado, o prefeito deixou claro que sua prioridade é atender às necessidades dessas comunidades. 

“Aqui lhes fala o Ricardo, a pessoa que cresceu na periferia e que hoje se tornou prefeito da cidade de São Paulo. Isso é uma conquista que não é minha. É uma conquista que mostra que São Paulo é a capital das oportunidades, as oportunidades para todos.” 

Em seu discurso de posse, o prefeito enfatizou a importância de uma gestão humanizada, com foco na transformação social e na prosperidade de todos os cidadãos. 

“Na minha caminhada, eu sei que a dor de uma mãe que não tem o acesso a um serviço público, que não tem acesso à saúde, que não tem acesso à educação. E sei isso não porque estudei num curso de sociologia numa universidade de alto nível. Eu sei isso porque essa era a minha realidade. E é por eu ter sentido isso, vivido isso, que eu comecei a fazer uma militância”, afirmou o prefeito. 

A solenidade foi restrita a convidados e jornalistas credenciados e teve apresentação da Orquestra de Heliópolis do Instituto Bacarelli e o Hino Nacional executado pelo maestro João Carlos Martins.  

Na mesma ocasião, Nunes deu posse aos secretários municipais. Nessa gestão serão 22 secretarias e quatro órgãos de gestão e controle. Este são os empossados para cada pasta:

Secretaria de Governo: Edson Aparecido
Casa Civil: Enrico Misasi
Justiça: Eunice Prudente
Fazenda: Luís Felipe Vidal Arellano
Infraestrutura Urbana e Obras: Marcos Monteiro
Saúde: Luiz Carlos Zamarco
Assistência e Desenvolvimento Social: Eliana Gomes
Transporte e Mobilidade Urbana: Celso Caldeira
Esportes e Lazer: Rogério Lins
Educação: Fernando Padula
Cultura e Economia Criativa: Totó Parente
Habitação: Sidney Cruz
Verde e do Meio Ambiente: Rodrigo Ashiuchi
Desenvolvimento Econômico e Trabalho: Rodrigo Goulart
Segurança Urbana: Orlando Morando
Subprefeituras: Fabrício Cobra
Pessoa com Deficiência: Silvia Grecco
Direitos Humanos e Cidadania: Regina Santana
Urbanismo e Licenciamento: Bete França
Inovação e Tecnologia: Milton Vieira
Relações Internacionais: Angela Gandra
Gestão: Marcela Arruda
Turismo: Rui Alves
Comunicação: Fábio Portela
Procuradora Geral do Município: Luciana Sant’Ana Nardi
Controlador-Geral do Município: Daniel Falcão
Executivo de Mudanças Climáticas: José Renato Nalini
Executivo de Planejamento e Eficiência: Clodoaldo Pelissioni
Executivo de Mobilidade e Trânsito: Gilmar Pereira Miranda

(Com informações da Prefeitura de São Paulo)

Deixe um comentário