
A Arquidiocese de São Paulo disponibilizou o subsídio oficial da Novena de Natal 2025, produzido este ano em parceria com as Edições CNBB. O material tem como tema “O povo que estava nas trevas viu uma grande luz” (Mt 4,16a) e busca ajudar famílias, comunidades e grupos de oração a viverem com profundidade espiritual o tempo do Advento.
Tradição consolidada na Igreja, a novena consiste em nove encontros que recordam os nove meses da gestação de Jesus no ventre da Virgem Maria.
Os exemplares estão disponíveis nas paróquias e comunidades da Arquidiocese. O Secretariado Arquidiocesano de Pastoral reforça aos párocos o pedido para que incentivem a prática da novena e animem os fiéis a se reunirem na preparação para a celebração do nascimento do Senhor.
UNIDADE
Na apresentação do material, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, destacou que a novena é “uma excelente ajuda para preparar bem a celebração do Natal de Jesus” e que, neste Ano Jubilar, a Arquidiocese assume o texto preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, “estamos unidos a milhares e milhares de famílias e grupos que, em todo o Brasil, também celebram com o mesmo roteiro”.
O Arcebispo recordou, também, o sentido central do Natal: “A maravilha das maravilhas é o nascimento de Jesus: Ele veio morar no meio de nós!”. Lembrou, ainda, que o Natal “é uma grande notícia O Arcebispo recordou, também, o sentido central do Natal: “A maravilha das maravilhas é o nascimento de Jesus: Ele veio morar no meio de nós!”. Lembrou, ainda, que o Natal “é uma grande notícia para a humanidade… O nascimento de Jesus fez brilhar a grande luz da esperança a todos”.
Dom Odilo relacionou a celebração da novena às comemorações dos 280 anos de criação do Bispado de São Paulo. “Como Igreja nesta metrópole, temos a missão de irradiar a alegria e a esperança do Evangelho… Sinais de que Deus habita esta cidade imensa e tem amor pelo seu povo”, frisou.
PARCERIA
Segundo o Padre Thiago Faccini Paro, Coordenador de Eventos e Difusão das Edições CNBB, a parceria permitiu que a novena fosse pensada para todo o País, ampliando o olhar pastoral: “Isso vai trazer uma unidade maior na reflexão… não só a Arquidiocese de São Paulo ganha, mas toda a Igreja do Brasil”.
O Sacerdote ressaltou que a estrutura permanesse permanece familiar aos grupos, mas traz novidades: entre elas, um encarte especial para as crianças, com atividades que ajudam a integrá-las às celebrações: “Às vezes, as crianças ficavam dispersas; agora elas participam com alegria da preparação”.
Outro recurso é o QR Code com acesso aos cantos sugeridos, facilitando a organização dos encontros. Segundo o Padre Thiago, a novena deve impulsionar a Igreja a sair ao encontro das pessoas. “Reúna as famílias do prédio, da rua, do quarteirão… Não vamos ficar só na igreja. Vamos levar a Palavra de Jesus a todos os lugares”, motivou.
CAMINHO DE ESPERANÇA
O Padre José Maria Mohomed Júnior, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, reforçou que a Novena de Natal integra a caminhada da Arquidiocese como “peregrinação de esperança”. Ele sublinhou que o subsídio oferece um roteiro simples para organizar bem a celebração do nascimento do Senhor.
O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral também destacou o sentido comunitário da preparação. “Natal é encontro: José, Maria e o Menino. E as pessoas começaram a se aproximar e se encontrar com eles”, disse. Por isso, o Sacerdote incentivou que cada família faça o possível para viver a novena, mesmo que em pequenos grupos: “A família, um dia ou outro, pode fazer a peregrinação… o santuário da casa, o santuário da relação”, acrescentou.
Padre José Maria recordou que o caminho do Advento é sustentado pelo amor. “Sem o amor de Deus, ficará tudo muito mais difícil”. Nesse sentido, ele encorajou gestos concretos de solidariedade espiritual como “doar uma vela, doar uma novena… pequenas ações que restauram a paz”.
O subsídio da Novena de Natal 2025 pode ser adquirido diretamente nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo.






