Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Arquidiocese de São Paulo lança Novena de Natal 2025 em parceria com as Edições CNBB

Arquidiocese de São Paulo lança Novena de Natal 2025 em parceria com as Edições CNBB
Divulgação

A Arquidiocese de São Paulo disponibilizou o subsídio oficial da Novena de Natal 2025, produzido este ano em parceria com as Edições CNBB. O mate­rial tem como tema “O povo que estava nas trevas viu uma grande luz” (Mt 4,16a) e busca ajudar famílias, comunidades e grupos de oração a viverem com pro­fundidade espiritual o tempo do Advento.

Tradição consolidada na Igreja, a novena con­siste em nove encontros que recordam os nove me­ses da gestação de Jesus no ventre da Virgem Maria.

Os exemplares estão disponíveis nas paróquias e comunidades da Arquidiocese. O Secretariado Arquidiocesano de Pastoral reforça aos párocos o pedido para que incentivem a prática da novena e animem os fiéis a se reunirem na preparação para a celebração do nascimento do Senhor.

UNIDADE

Na apresentação do material, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, destacou que a novena é “uma excelente ajuda para prepa­rar bem a celebração do Natal de Jesus” e que, neste Ano Jubilar, a Arquidiocese assume o texto prepa­rado pela Conferência Nacional dos Bispos do Bra­sil (CNBB). Assim, “estamos unidos a milhares e milhares de famílias e grupos que, em todo o Brasil, também celebram com o mesmo roteiro”.

O Arcebispo recordou, também, o sentido cen­tral do Natal: “A maravilha das maravilhas é o nas­cimento de Jesus: Ele veio morar no meio de nós!”. Lembrou, ainda, que o Natal “é uma grande notícia O Arcebispo recordou, também, o sentido cen­tral do Natal: “A maravilha das maravilhas é o nas­cimento de Jesus: Ele veio morar no meio de nós!”. Lembrou, ainda, que o Natal “é uma grande notícia para a humanidade… O nascimento de Jesus fez brilhar a grande luz da esperança a todos”.

Dom Odilo relacionou a celebração da novena às comemorações dos 280 anos de criação do Bispado de São Paulo. “Como Igreja nesta metrópole, temos a missão de irradiar a alegria e a esperança do Evange­lho… Sinais de que Deus habita esta cidade imensa e tem amor pelo seu povo”, frisou.

PARCERIA

Segundo o Padre Thiago Faccini Paro, Coordenador de Eventos e Difusão das Edições CNBB, a parceria per­mitiu que a novena fosse pensada para todo o País, am­pliando o olhar pastoral: “Isso vai trazer uma unidade maior na reflexão… não só a Arquidiocese de São Paulo ganha, mas toda a Igreja do Brasil”.

O Sacerdote ressaltou que a estrutura perma­nesse perma­nece familiar aos grupos, mas traz novidades: entre elas, um encarte especial para as crian­ças, com atividades que ajudam a integrá-las às celebrações: “Às vezes, as crianças ficavam dispersas; agora elas participam com alegria da preparação”.

Outro recurso é o QR Code com acesso aos cantos sugeridos, facilitando a organização dos en­contros. Segundo o Padre Thiago, a novena deve impulsionar a Igreja a sair ao encontro das pessoas. “Reúna as famílias do prédio, da rua, do quartei­rão… Não vamos ficar só na igreja. Vamos levar a Palavra de Jesus a todos os lugares”, motivou.

CAMINHO DE ESPERANÇA

O Padre José Maria Mohomed Júnior, Co­ordenador Arquidiocesano de Pastoral, refor­çou que a Novena de Natal integra a caminha­da da Arquidiocese como “peregrinação de esperança”. Ele sublinhou que o subsídio ofe­rece um roteiro simples para organizar bem a celebração do nascimento do Senhor.

O Coordenador Arquidiocesano de Pasto­ral também destacou o sentido comunitário da preparação. “Natal é encontro: José, Ma­ria e o Menino. E as pessoas começaram a se aproximar e se encontrar com eles”, disse. Por isso, o Sacerdote incentivou que cada família faça o possível para viver a novena, mesmo que em pequenos grupos: “A família, um dia ou outro, pode fazer a peregrinação… o san­tuário da casa, o santuário da relação”, acres­centou.

Padre José Maria recordou que o caminho do Advento é sustentado pelo amor. “Sem o amor de Deus, ficará tudo muito mais difícil”. Nesse sen­tido, ele encorajou gestos concretos de solidariedade espiritual como “doar uma vela, doar uma novena… pequenas ações que restauram a paz”.

O subsídio da Novena de Natal 2025 pode ser ad­quirido diretamente nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo.

Comentários

Deixe um comentário