Arsenal da Esperança celebra o Mês da Bíblia com a 14ª edição da Leitura Contínua da Palavra

PADRE SIMONE BERNARDI
Colaboração especial para a Região Belém

José Luiz Altieri

Na sexta-feira, 27 de setembro, o Arsenal da Esperança, na Mooca, realizou a 14ª edição da Leitura Contínua da Palavra. O Sermig – Fraternidade da Esperança, que funciona no Arsenal, promove o evento todos os anos para celebrar o mês da Bíblia, oferecendo a todos a oportunidade de ler e ouvir a Palavra de Deus.

Neste ano, a leitura foi extraída do profeta Ezequiel, o livro bíblico escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a ocasião, inspirado no lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). A proposta dessa escolha de leitura ajudou os presentes a refletir sobre as profecias de esperança de Ezequiel: o coração de carne e os ossos que revivem, como exemplos da vida nova que Deus quer doar a seu povo.

Como preparação para a Vigília da Leitura Contínua da Palavra, no dia 17 de setembro o Arsenal da Esperança recebeu o Cônego Celso Pedro da Silva, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, que conduziu a palestra “Ezequiel, coração ressuscitado para um mundo restaurado” e, com esse tema, a profecia de Ezequiel se abriu para os presentes, pois não ficou apenas em um nível pessoal, mas à sociedade inteira. Ezequiel, diante de todas as abominações e violências que aconteciam na cidade, descreve o novo templo e essa é a forma que ele encontra para contar sobre a vida nova, na qual o coração ressuscitado se expande para um mundo restaurado.

“Ao longo da noite da sexta-feira, ouvindo todo o livro de Ezequiel, que em um primeiro momento parece ser denso, complicado e longe de nossa realidade, tentamos entender o que as passagens falam para cada um de nós. A beleza deste templo e do sonho de Deus deveriam nos questionar: o que estou fazendo para que este mundo restaurado se torne realidade? Estou pronto a me colocar em ação? Se cada um de nós conseguisse “ressuscitar” o próximo, ou seja, passar esta vida nova a Ele, a nossa cidade mudaria. Então, se somos corações ressuscitados, podemos zelar para que o mundo seja restaurado e entre na beleza de Deus”, afirmou o Padre Simone Bernardi, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários.

A programação se iniciou com um breve momento de acolhida, no qual houve uma encenação pelo grupo de teatro do Arsenal da Esperança, apresentando os ossos secos que ganham vida, fazendo o coração pulsar, e caminhando até a cidade para dar-lhe vida, acendendo suas luzes. Os adolescentes do grupo da Perseverança da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, na Região Sé, terminaram a apresentação, encenando alguns momentos corriqueiros da vida em São Paulo.
Após esse primeiro momento, todos foram convidados a se reunir próximos ao ambão, com o livro sagrado, para escutar a Palavra de Deus. Com esses elementos simples, uma assembleia reunida em escuta e a Palavra proclamada, a Vigília durou cinco horas.


A corrente de leitura contou com 75 leitores, de diferentes realidades, idades, grupos e movimentos, que foram se alternando. Entre eles, estavam o jornalista Milton Jung, da rádio CBN; a atriz, locutora e dubladora Vera Bonilha; Christian Braga, do Instituto GAS – Grupo de Atitude Social; Padre Ricardo Pinto, Pároco da Paróquia São João Batista, na Vila Guarani, da Região Ipiranga; o teólogo e professor Sergio Alejandro Ribaric; e o Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, da Região Ipiranga.

A iniciativa nasceu em 2011, quando o Arsenal da Esperança recebeu a cruz e o ícone da Jornada Mundial da Juventude. Somando as edições realizadas, já foi possível ler várias vezes a Bíblia inteira. O evento também foi transmitido ao vivo no canal do Youtube do Arsenal (@arsenaldobrasil), no qual é possível conferir a Vigília na íntegra.

1 comentário em “Arsenal da Esperança celebra o Mês da Bíblia com a 14ª edição da Leitura Contínua da Palavra”

Deixe um comentário