
Pelo terceiro ano, será encenado no Arsenal da Esperança (Rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca) um espetáculo natalino, realizado por voluntários, ex-acolhidos da casa, artistas e músicos nos dias 18, 19 e 20 dezembro, às 20h. Como ingresso, pede-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
Neste ano, a peça teatral escolhida para a apresentação é “Zé Mulão e a Esperança de Natal”, que conta a história do homem que perdeu a esperança na humanidade e vive pelas ruas puxando uma carroça com badulaques que foi acumulando ao longo da vida. Apesar de tudo, é um homem disposto a ajudar as pessoas que encontra pelo caminho. Junto a estes personagens, o protagonista repensa o sentido da esperança.
O espetáculo tem como diretor e roteirista o artista Geraldo Lacerdine, que acredita no poder transformador da arte. “Construir esse espetáculo dentro de uma instituição como o Arsenal da Esperança é mostrar possibilidades incríveis de trabalho com a arte, que resgata e transforma as pessoas de dentro para fora”.
SOBRE O ARSENAL DA ESPERANÇA

“O Arsenal da Esperança é uma casa de acolhida, no sentido mais pragmático do termo, que acolhe diariamente centenas de pessoas que não têm lugar onde ficar. Tem a sua essência em seu próprio nome. Então, o Espetáculo de Natal é um instrumento precioso, que por meio da arte, música, interação, tem um objetivo em comum entre acolhidos, voluntários e pessoas da comunidade, despertar a esperança adormecida nas pessoas e redescobrir o sentido do Natal: Fazer a Esperança Renascer no Coração das Pessoas”, destaca o Padre Simone Bernardi, diretor do Arsenal da Esperança e Missionário da Fraternidade da Esperança do SERMIG (Servizio Missionario Giovani).
A entidade é sediada nas instalações históricas da antiga Hospedaria de Imigrantes de São Paulo (inaugurada em 1887). O Arsenal da Esperança desenvolve, desde 1996, um trabalho intenso de acolhimento pelo qual já passaram mais de 78 mil homens em vulnerabilidade social. Além da preocupação com um acolhimento que inclui alimentação, moradia e recursos humanos, a casa promove atividades para o desenvolvimento pessoal e construção da autoestima. Por meio do Laboratório de Esperança, promove o serviço de formação para a Cidadania Jovem. Possui também atividades culturais: BAE, Biblioteca do Arsenal da Esperança; Concurso Literário com premiação; Leitura Conjunta; e Galeria de Arte.





