‘As condições do Santo Padre continuam críticas’, informa a Santa Sé

Francisco está internado no Hospital Agostino Gemeli desde o dia 14 e apresentou ‘crise respiratória asmática prolongada’ na manhã do sábado, 22

Fachada do Hospital Policlínico (foto: Vatican Media)

O mais recente boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na tarde do sábado, 22, informa que houve piora no quadro de saúde do Papa Francisco, que está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o último dia 14.

“As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como foi explicado ontem, o Papa não está fora de perigo”, lê-se na introdução do boletim. Na sexta-feira, em coletiva de imprensa no saguão do hospital, os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone já haviam dito que o Pontífice de 88 anos, embora esteja respondendo bem aos tratamentos, não está fora de perigo.

“Esta manhã o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática prolongada, que também exigiu a aplicação de oxigênio de alto fluxo”, também informa o boletim divulgado neste sábado.

“Os exames de sangue de hoje também evidenciaram trombocitopenia, associada à anemia, que exigiu a administração de transfusões de sangue”, lê-se em outro trecho.

O boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé é concluído com o apontamento de que o Papa “continua vigilante e passou o dia na sua poltrona, mesmo sentindo mais dores do que ontem. No momento, o prognóstico é reservado”.

OREMOS PELA SAÚDE DO PAPA FRANCISCO

Desde o dia 19, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe aos católicos em todo o Brasil um tempo de oração pela “plena recuperação de saúde do Papa Francisco”.

A CNBB sugere que as comunidades espalhadas pelo Brasil sejam incentivadas a viverem este tempo de oração, sobretudo, nas Celebrações da Eucaristia e da Palavra, com uma intenção especial pela saúde do Papa.

A Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB sugere o acréscimo desta intenção nas Orações dos Fiéis em todas as celebrações:

Senhor Deus,
vosso servo, o Papa Francisco,
tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”.
Nós vos suplicamos,
vinde em seu auxílio,
aliviando suas dores,
na esperança da pronta recuperação da sua saúde,
para continuar nos confirmando na fé.

(Com informações de Vatican News e CNBB)

Deixe um comentário