Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Ato inter-religioso recorda os 50 anos da morte de Vladimir Herzog

Luciney Martins/O SÃO PAULO

No sábado, 25, foi realizado na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista, um ato inter-religioso em memória dos 50 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI, durante o regime militar. 

A celebração também recordou o ato inter-religioso realizado na Catedral em 31 de outubro de 1975, que reuniu milhares de pessoas, com a presença do Cardeal Paulo Evaristo Arns, então Arcebispo de São Paulo; do reverendo presbiteriano James Wright; e do rabino Henry Sobel. 

Participaram do ato do último sábado o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; a reverenda Anita Wright, filha de James Wright; e o rabino Rav Uri Lam. Também lá estiveram autoridades civis, familiares de Vladimir Herzog e de outras pessoas vítimas da repressão daquele regime. 

“Esse ato inter-religioso e cívico não pode deixar de nos fazer pensar nas muitas vítimas atuais do autoritarismo, da intolerância, das guerras, das perseguições por causa da fé religiosa e das gritantes injustiças sociais, nacionais e internacionais, que continuam fazendo milhões de vítimas todos os dias”, manifestou Dom Odilo em seu discurso. 

O Arcebispo de São Paulo também reiterou o compromisso que todos devem ter com a promoção de uma convivência social “livre de toda forma de violência, intolerância e injustiça”. 

(por Redação) 

Deixe um comentário