“A Palavra de Deus foi lapidando o meu modo de viver e de pensar. A Eucaristia foi me aproximando mais de Deus em tudo o que sou: meu olhar, meu sorriso, meu modo de agir, minhas palavras. Hoje, com Deus, analiso os passos que dou a cada dia”.
Ayrton Silva Costa, Orientador Socioeducativo, 28, é de família católica e há seis anos ingressou no movimento Jovens Sarados, a partir do qual passou a rezar mais, a fazer a leitura orante da Palavra e a buscar com mais frequência os sacramentos da Confissão e da Eucaristia. Atualmente, ele também é ministro extraordinário da Sagrada Comunhão na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Região Brasilândia.
O jovem trabalha como orientador socioeducativo em um projeto da Aliança de Misericórdia e faz curso técnico de Eletricista. Seja no ambiente de trabalho, seja no local de estudo, Ayrton busca dar testemunho da fé por meio de gestos – “Vivo de modo prudente, para não dar um passo maior do que a perna” – e palavras, com diálogos edificadores, especialmente com outros jovens.
“No começo, até posso parecer ‘estranho’, reservado, mas com o tempo as pessoas percebem que sei acolher, conversar e ajudar a que pensem para não ir por maus caminhos; e as pessoas acabam me pedindo conselhos, refletindo mais sobre as próprias ações. Tudo isso é fruto dessa vida orante que eu tenho”, assegurou.
Os leigos são especialmente chamados a tornarem a Igreja presente e ativa naqueles locais e circunstâncias em que só por meio deles ela pode ser o sal da terra. Deste modo, todo e qualquer leigo, pelos dons que lhe foram concedidos, é ao mesmo tempo testemunha e instrumento vivo da missão da própria Igreja (Lumen gentium 33)