O Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, fará visita a São Paulo entre os dias 18 e 20, para uma programação de celebrações e eventos acadêmicos.
Natural da Ilha da Madeira, em Portugal, o Cardeal Tolentino tem 58 anos e foi ordenado sacerdote em 1990. Teólogo e poeta, é também considerado uma das vozes mais originais da literatura portuguesa contemporânea e reconhecidocomo um eminente intelectual católico.
Em 2004, tornou-se o primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa voltado para a promoção do diálogo entre a Igreja e o meio cultural nacional.
Em 2011, o Papa Bento XVI o nomeou consultor do então Pontifício Conselho para a Cultura, cargo renovado pelo Papa Francisco em 2016.
Na Quaresma de 2018, Dom José Tolentino foi convidado por Francisco para orientar o retiro dos membros da Cúria Romana. As suas reflexões foram publicadas sob o título “Elogio da Sede”, com prefácio do próprio Pontífice.
Em junho daquele mesmo ano, o Santo Padre o nomeou Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, conferindo-lhe a dignidade de Arcebispo. Em 2019, foi feito cardeal da Igreja.
Em setembro de 2022, o Papa o nomeou Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, organismo da Santa Sé criado a partir da reforma da Cúria Romana, agregando a antiga Congregação para a Educação Católica e o Pontifício Conselho para a Cultura.
Esse Dicastério é constituído pela Seção de Cultura, dedicada à promoção da cultura, animação pastoral e valorização do patrimônio cultural, e a Seção de Educação, que desenvolve os princípios fundamentais da educação com referência às escolas, aos institutos eclesiásticos de ensino superior e de investigação e é competente para os recursos hierárquicos nestas matérias.
Entre as dezenas de livros publicados, destacam-se “Se eu quiser falar com Deus”, “Metamorfose Necessária”, “Rezar de Olhos Abertos”, “A Mística do Instante” e “Nenhum caminho será longo”.
PROGRAMAÇÃO
No domingo, 18, às 11h, o Cardeal Tolentino presidirá a missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, na Catedral da Sé.
No dia 19, às 8h30, na Paróquia Imaculada Conceição (Avenida Nazaré, 993, Ipiranga), presidirá missa em ação de graças aos 75 anos de criação da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP e aos 10 anos de criação da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, ele dará uma conferência no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP, no mesmo endereço.
Também na segunda-feira, às 15h, haverá um encontro reservado com os representantes de colégios, escolas e outras instituições católicas de educação e pastoral universitária, na Faculdade Santa Marcelina, em Perdizes.
No dia, 20, às 8h, o Cardeal Tolentino presidirá missa na matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, anexa ao campus Monte Alegre da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 948, Perdizes). Em seguida, às 10h, haverá um encontro com personalidades do mundo da universidade e da cultura, no seguinte endereço: Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes.
A conferência no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP e o encontro com personalidades do mundo da universidade e cultura, necessitam de inscrições, que devem ser feitas neste link: https://linktr.ee/arquisp