Em meio à pandemia do novo coronavírus e às medidas de isolamento social, a Arquidiocese de São Paulo intensificou sua atuação evangelizadora na internet. O Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, é o principal incentivador de uma pastoral no ambiente digital, interagindo diariamente com o público e potencializando o alcance da mensagem da Igreja na cidade e para além dela.
Presente nas redes sociais desde julho de 2011, quando criou seu perfil no Twitter, Dom Odilo reconhece a internet com uma “praça pública”, na qual a Igreja, por meio de seus pastores, ministros e fiéis batizados, deve se fazer presente, sobretudo a partir de seu testemunho de fé e de vida.
Naquela ocasião, o Cardeal “levou” consigo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri, na Espanha, os fiéis que puderam acompanhar muitas atividades do evento quase que em tempo real, narradas pelo próprio Arcebispo.
Hoje, além do Twitter, com 111 mil seguidores, Dom Odilo possui uma página oficial no Facebook, com 136 mil seguidores, e no Instagram, a mais recente, com 10,5 mil seguidores
TODOS OS DIAS
A transmissão das missas dominicais que preside e de alguns momentos de diálogo com o público já não eram novidade na internet. Desde o dia 22 de março, contudo, logo que as celebrações públicas foram suspensas na Arquidiocese, a presença de Dom Odilo nas redes passou a ser diária.
Todas as manhãs, às 7h, uma média de 2 mil pessoas se conectam à página da Arquidiocese no Facebook, para acompanhar a transmissão da missa presidida pelo Cardeal, na capela de sua residência, no bairro da Luz.
Até então, as pessoas já podiam ouvi-lo diariamente, ao meio-dia, em seu programa “Encontro com o Pastor”, transmitido pela rádio 9 de Julho e reproduzido pelas mídias digitais. Agora, também é possível rezar com ele, assistindo à celebração eucarística e ouvindo sua homilia diária.
EM CASA
Já virou uma rotina para Maria do Socorro, da Freguesia do Ó, na zona Norte. “É uma honra poder ter o nos- so Arcebispo todos os dias em minha casa”, afirmou.
Cintia Oliveira Borelli Martins, da Vila Granada, na zona Leste, relatou que não acompanhava Dom Odilo nas redes anteriormente, mas, depois que começou a receber em sua página as notificações das missas do Cardeal, passou a assisti-las assiduamente. Secretária escolar, Cintia tem conseguido ver as missas matinais nos dias em que pode trabalhar de sua casa, no regime de home-office. Ela confidenciou que gosta de se referir ao Arcebispo como “Padre Odilo”, pois é assim que ela o vê todas as manhãs ao presidir a Eucaristia: um sacerdote.
DIÁLOGOS DE FÉ
Outra forma de interação do Cardeal Scherer nas redes sociais é por meio das transmissões ao vivo, popularmente conhecidas como lives, que ele já realizava em algumas ocasiões e agora tem feito todos os domingos após a missa.
Para aumentar a integração das mídias da Arquidiocese, essa conversa dominical, agora intitulada “Diálogos de Fé”, também se tornou um programa da rádio 9 de Julho.
No Facebook, essas lives têm tido uma média de alcance de 15 mil a 20 mil pessoas cada, com um envolvimento (interações, curtidas, comentários e compartilhamentos) de cerca de 2,5 mil internautas.
Uma das mais vistas foi a do dia 3 de maio, realizada direto da sacristia do Santuário Nacional de Aparecida (SP), logo após a missa da 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida. A transmissão teve um alcance de 43 mil pessoas, 11,4 mil visualizações e o engajamento de cerca de 3 mil pessoas.
Outra live com bastante acesso foi a da manhã do Sábado Santo, 11 de abril, com alcance de mais de 44 mil pessoas, 14 mil visualizações e o engajamento de quase 3 mil pessoas.
AINDA MAIS PERTO
Nessas conversas com os internautas, Dom Odilo reflete sobre algum tema relacionado à liturgia do dia, comentários a respeito de acontecimentos da atualidade e responde a perguntas do público. O Padre Bruno Muta Vivas, responsável pelas mídias digitais da Arquidiocese de São Paulo, destacou que as perguntas enviadas, na sua maioria, são relacionadas a dúvidas de fé e curiosidades sobre o próprio Arcebispo.
“Há pessoas que desejam saber qual é o santo de devoção do Cardeal, recordações de sua infância e até o time de futebol para o qual ele torce”, destacou o Padre, enfatizando que essas interações mostram o quanto os fiéis desejam conhecer mais de perto o Arcebispo, como alguém que faz parte da vida deles, um amigo próximo.
Além das transmissões, as publicações feitas pelo Arcebispo nas redes sociais também tiveram um alcance maior nos últimos dois meses. De igual modo, as notícias relacionadas às mensagens e atividades do Cardeal tiveram um aumento significativo de acessos no site do jornal O SÃO PAULO. Nesse período de quarentena, muitos leitores da versão impressa do semanário da Arquidiocese estão acessando mais a versão on-line.
LEVAR ESPERANÇA
O advogado Fernando Ferraccioli de Queiroz, do Belenzinho, zona Leste, contou à reportagem que já acompanha o Cardeal Scherer há muitos anos, sobretudo nas mídias tradicionais, como o jornal. Ele ressaltou que a palavra de Dom Odilo é dirigida “não só ao rebanho católico, mas à população em geral”.
“Nestes momentos de incertezas e privações trazidas pela pandemia de COVID-19, tive a oportunidade de vê-lo mais atuante nas mídias sociais, com destaque ao Facebook, por meio do qual podemos acompanhar suas celebrações e exortações ao povo de São Paulo, continuando a ser presença na vida dos fiéis, pela ferramenta de acesso pre- ferida das pessoas atual- mente”, afirmou Queiroz.
O advogado considerou marcante o “testemunho dado ao povo paulista” na recente Romaria da Arquidiocese a Aparecida, cuja transmissão acompanhou de sua casa. “Nosso Cardeal, ladeado apenas por seus bispos auxiliares, mantendo a tradição centenária, fez levar esperança e conforto à população da metrópole neste tempos de tristeza e medo”, ressaltou.
AMBIENTE DIGITAL
Desde que as novas plataformas digitais começaram a se popularizar, Dom Odilo sempre chamou a atenção para que houvesse uma presença ativa da Igreja.
“A presença de dom Odilo nas mídias digitais é hoje uma referência no meio católico. É uma figura pública que se faz próxima das pessoas através dessas mídias”, afirmou Katia Maderic, gestora de redes sociais na Fundação Metropolitana Paulista, mantenedora dos meios de comunicação da Arquidiocese.
Ela destacou que o Arcebispo sempre teve muito cuidado e atenção para a questão da comunicação no ambiente digital, como no investimento em profissionais e plataformas, como o projeto do portal ArquiSP, que sempre foi muito pensando e acompanhado por ele.
INTEGRAÇÃO
Para Maderic, a comunicação integrada das mídias da Arquidiocese é, ao mesmo tempo um desafio e um esforço constante dos profissionais que, nesse período da pandemia, sem se intensificado.
“Hoje um conteúdo que é publicado no jornal, também é veiculado pela rádio, publicado no portal e compartilhado nas redes sociais. Só que não basta simplesmente reproduzi-los das diferentes plataformas, pois cada uma tem o seu formato e linguagens próprias”, destacou a profissional.
Nesse sentido, Kátia também enfatizou que a experiência vivida na Arquidiocese como um todo e com o Arcebispo em relação à comunicação digital será de grande valor para a reflexões do sínodo arquidiocesano, em relação às novas formas de evangelização e de organização eclesial.
A IGREJA É COMUNICAÇÃO
“A Igreja é um grande mandato de comunicação desde quando Jesus Cristo enviou os apóstolos a anunciar o Evangelho”, afirmou o Dom Odilo, no lançamento da atual versão do portal da Arquidiocese, em 2015.
Na ocasião, o Cardeal afirmou que a Igreja sempre viu com grande interesse a internet e ressaltou que, mais do que um meio de comunicação, “a internet é um ambiente no qual as pessoas se encontram, se comunicam, se relacionam e se conhecem”.
omita ideia essa missa pela internet pois tem muitos lugar que que não sintonizamos TV católica .