Arcebispo Metropolitano fez o comunicado na ExpoCatólica durante o 1º Fórum da Caridade Organizada e Mobilização Cristã
O Cardeal Odilo Pedro Scherer informou na tarde da sexta-feira, 5, que irá criar na Arquidiocese de São Paulo o Vicariato Episcopal para a Caridade Social.
O anúncio ocorreu durante o 1º Fórum da Caridade Organizada e Mobilização Cristã, realizado na ExpoCatólica 2024, e foi reiterado pelo Arcebispo em entrevista no estande da Arquidiocese na feira no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona norte da capital paulista.
“O que esperamos com o Vicariato, mais do que tudo, é que se tome conhecimento daquilo que já existe, pois é importante ter este mapeamento. Segundo, de que haja uma coordenação das ações, sem que isso restrinja aquilo que já está sendo feito, pois as ações continuarão com toda a sua liberdade e autonomia”, detalhou, citando como um exemplo de eficácia da caridade organizada as campanhas emergenciais da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, como a mais recente em prol da população do Rio Grande do Sul.
Dom Odilo também disse esperar que com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, mais pessoas possam se envolver no trabalho organizado de caridade da Igreja: “Quando fazemos a caridade unindo pessoas, a caridade sai melhor, alcança melhor o seu objetivo e também compartilhamos seus frutos, que são as bênçãos de Deus”.
O Arcebispo lembrou, ainda, que a criação do Vicariato é um dos resultados do 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023). “Pouco a pouco, estamos chegando a frutos concretos do sínodo arquidiocesano para a reorganização e revitalização pastoral, e este Vicariato é mais um fruto concreto que vem das demandas e constatações do sínodo”, explicou.
A CARIDADE CRISTÃ
Dom Odilo enalteceu o fato de a ExpoCatólica deste ano realizar um evento sobre a caridade organizada, e recordou um pensamento de São Vicente de Paulo: “A caridade não deve ser feita apenas pessoalmente, mas também de forma organizada, para que ela alcance mais e melhor o seu objetivo de ajudar a quem mais precisa, e, também, para que muitas pessoas possam unir-se ao trabalho da caridade quando já existe em algo organizado”.
“Muitas pessoas perguntam: ‘Onde posso ajudar? O que eu posso fazer?’ Quando existe um trabalho organizado, elas se agregam e são estimuladas a fazer a sua parte também”, comentou.
O Arcebispo também explicou que a ação caritativa promovida pela Igreja não deve ser confundida com aquilo que fazem as ONGs.
“A Igreja não é uma ONG. Ela faz caridade com outra motivação. A caridade em si não é fruto de ONG, mas sim do amor ao próximo, decorre da fé em Deus. Não é simplesmente ação de filantropia, mas de amor ao próximo como um irmão. A caridade, portanto, tem uma motivação toda própria, que precisa sempre mais ser apresentada e não confundida com outras formas, que são apreciadas, mas tem a sua forma de ser. A caridade vem da convicção de que o próximo a quem eu ajudo é um irmão, é um filho de Deus como eu, tem toda a dignidade como eu também tenho”, afirmou.
Por fim, Dom Odilo enfatizou que deseja que na Arquidiocese cada vez mais haja um trabalho de caridade mais bem organizado, coordenado e bem divulgado, para que se torne mais conhecido e agregue pessoas e as estimule a participar das ações.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO NA EXPOCATÓLICA
A Arquidiocese de São Paulo marca presença na ExpoCatólica no estande do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação (Rua 9 – Santuário São Judas Tadeu), com programações ao vivo da rádio 9 de Julho, a redação on-line do jornal O SÃO PAULO (www.osaopaulo.org.br) e divulgações da Pastoral Vocacional e da Catedral da Sé.
No sábado, 6, a visitação pode ser feita das 10h às 19h. No domingo, 7, das 10h às 17h. A entrada na feira é gratuita, com inscrições feitas no local ou pelo site https://expocatolica.com.br.