
Na tarde de sábado, 31 de janeiro, no Santuário Nossa Senhora da Salette, Decanato São Judas Tadeu, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa durante a qual ordenou sacerdote o até então Diácono Seminarista Fernando Carneiro Bracioli, MS. Entre os concelebrantes estiveram os Padres Leonir Nunes dos Santos, MS, Superior Provincial dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, e Marcos Almeida, Reitor e Pároco do Santuário.
O momento central do rito de ordenação foi a imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano sobre a cabeça do eleito, seguido da prece de ordenação. O Neossacerdote também teve as mãos ungidas por Dom Odilo com o óleo do Crisma, e recebeu o cálice e a patena, com o pão e o vinho que serão oferecidos e consagrados no Corpo e Sangue de Cristo nas missas que celebrar.
Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a sabedoria cristã, que vai além da inteligência humana ou da capacidade de fazer boas escolhas, estando profundamente ligada ao discernimento espiritual, à escuta de Deus e à fidelidade à missão por Ele confiada. Ele destacou que o sacerdócio deve ser vivido com sabedoria, não apenas pelo estudo, mas também pela experiência, a escuta atenta da realidade e a leitura da vida à luz da fé.

Ao comentar o Evangelho daquele dia (Mc 4,35-41), Dom Odilo recordou que Jesus garantiu aos apóstolos que eles jamais estariam sozinhos, mesmo nas tribulações, e é isso que também sustenta a vida sacerdotal, mesmo diante dos desafios, os quais devem ser vivenciados com coragem, perseverança e confiança em Deus.
O Arcebispo destacou ainda o sentido do ministério ordenado, que configura o padre a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, para exercer, em nome da Igreja, as três dimensões da missão: ensinar, santificar e pastorear.
Ao final da celebração, o Padre Leonir Nunes recordou o lema escolhido pelo Padre Fernando – “Herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo” –, destacando ser expressão da consciência do dom recebido e da responsabilidade assumida. Lembrou, ainda, o carisma dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, marcado pela reconciliação, ressaltando que esse carisma se concretiza especialmente nas atitudes de acolhida e escuta, fundamentais para o verdadeiro encontro, a comunhão e a cura das feridas humanas. Também afirmou que o ministério sacerdotal é chamado a ser sinal de esperança, verdade e anúncio do Evangelho.

Em suas primeiras palavras após a ordenação sacerdotal, Padre Fernando destacou ter sido escolhido por Cristo para esta vocação. Também agradeceu a Deus pela família, pelos amigos e pelas oportunidades recebidas, e recordou que deixou tudo para seguir o Senhor. Agradeceu ainda à Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette pela formação e pelo acompanhamento ao longo da caminhada vocacional e dirigiu palavras de especial gratidão à mãe, a quem reconheceu como presença constante de amor, cuidado e ensinamento sobre quem Deus é.
Fernando Carneiro Bracioli nasceu em São Paulo e é filho de Miguel Bracioli, in memoriam, e Maria de Nazaré Pereira. Recebeu os sacramentos da Iniciação da Vida Cristã já adulto, no ano de 2005.
Por Denilson Rabelo
Colaboração especial para Região Santana





