Em meio às agitadas avenidas do bairro da Água Rasa, na zona Leste da capital, a grande torre da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes chama a atenção, e os fiéis que ali passam encontram um lugar de silêncio e oração.
No domingo, 8, foram festejados os 85 anos de criação da Paróquia. Às 8h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa solene, concelebrada pelo Padre Juliano Maroso Gonçalves, Pároco e Decano do Decanato Santa Maria e São José, com a assistência do Diácono Nelson Carlos de Almeida.
No início da celebração, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes entrou em procissão pelo corredor central, e seu manto cobria os fiéis, que entoavam um canto em honra à Virgem Imaculada.
Na homilia, ao recordar a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, o Arcebispo Metropolitano ressaltou que Maria foi preservada da mácula do pecado e, sendo assim, preparou uma morada digna para o Filho de Deus.
“Olhando para Maria, nós vemos a integridade, como Deus queria que cada ser humano fosse, a santidade original”, afirmou Dom Odilo, recordando que Nossa Senhora de Lourdes se apresentou como a Imaculada Conceição.
LUGAR DE ESPERANÇA
À reportagem, o Padre Juliano recordou a história e a missão dessa Paróquia: “Há 85 anos, em 1939, eclodia a Segunda Guerra Mundial, e com ela violência, incerteza, destruição e morte. Como reagir diante de cenário tão caótico? No dia 8 de dezembro daquele ano, a população da Água Rasa, em São Paulo, dá a sua resposta. Resposta que aprendeu de Jesus – o amor. É erigida a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, refúgio no mundo caótico da guerra. Como a arca de Noé, nossa igreja se tornou porto seguro para aqueles que testemunhavam momento tão triste na história mundial. Lá fora a guerra; aqui a esperança e o compromisso com o Reino de Deus, a civilização do amor.”
A história da Paróquia se inicia em 1926, com o lançamento da pedra fundamental da Capela Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida Regente Feijó, em um terreno doado pelo senhor José Maria Cardoso, que era preocupado com a educação e a religiosidade dos moradores. Com o aumento de famílias morando no bairro e a fundação da Escola Particular Nossa Senhora de Lourdes, mais fiéis passaram a ir à igreja.
Em 1948, nove anos após a criação da Paróquia, uma nova igreja matriz começou a ser construída, na Rua João Soares. A inauguração do templo ocorreu em 11 de fevereiro de 1958, e toda estrutura que havia na capela foi para lá transferida.
“Há 85 anos, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes olha amorosa e acolhedora para o bairro ao seu redor, lembrando que de uma escritura de doação nasceu a união da fé com a educação”, ressaltou Padre Juliano.