Durante a missa da manhã da quarta-feira, 22, o Cardeal Odilo Pedro Scherer meditou sobre a ação de Deus que liberta seu povo da opressão e da escravidão.
O Arcebispo de São Paulo presidiu a Eucaristia na capela da sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.
O Evangelho do dia (Lc 9,1-6) narra o envio missionário dos discípulos por Jesus, que lhes confere poder e autoridade para proclamar o Reino de Deus, curar os doentes e expulsar os demônios.
“Jesus, o Filho de Deus e Salvador está no centro da Boa-nova anunciada pelos discípulos”, afirmou Dom Odilo, na homilia, acrescentando que anúncio missionário deve sempre despertar alegria e entusiasmo naqueles que acolhem a Palavra de Deus.
Libertação do exílio
Já a primeira leitura (Esd 9,5-9) continua a narrar o retorno do povo de Israel do exílio na Babilônia. O personagem central desse texto é o sacerdote Esdras, que se dirige a Deus em oração penitente e reconhece sua benevolência para com o povo.
“Essa é também atitude do pecador, que sinceramente se arrepende, reconhece a misericórdia de Deus, agradece e pede mais força para poder retomar a vida”, observou o Cardeal Scherer.
“Que Deus dê a todos os povos a liberdade, e também a dignidade e a generosidade aos povos ricos e poderosos para ajudarem os mais necessitados”, pediu Dom Odilo, mencionando a assembleia da ONU que acontece nos Estados Unidos, reunindo chefes de muitas nações, desejando que seja ocasião para fazer crescer a fraternidade na grande família humana.
Que busquemos força na oração, para viwermos segundo a oakavre de Deus, nesssa dicil sociedade,