Na manhã da segunda-feira, 10, na Basílica Menor de Sant’Ana, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, se reuniu com os padres novos que atuam na Arquidiocese de São Paulo, ou seja, aqueles sacerdotes que têm até oito anos de ministério presbiteral.
Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano destacou a necessidade e a importância da formação permanente do clero e recordou a revisão e adequação do Diretório da Formação Presbiteral da Arquidiocese, que busca apresentar um caminho de formação gradual e progressivo. Ele apresentou, também, um panorama a respeito das vocações nos continentes e destacou tanto o seu declínio na Europa quanto o seu florescimento na África. Relembrou os esforços que vêm sendo feitos na Arquidiocese de São Paulo no sentido de fomentá-las – como a Quinta-feira das Vocações, as atividades promovidas pelo Centro Vocacional Arquidiocesano, a atuação dos assistentes eclesiásticos regionais e a pro nas paróquias e comunidades – e os primeiros frutos que já se apresentam como resultado dessas ações.
Em um segundo momento, passou-se à eleição de dois sacerdotes como representantes no Conselho Arquidiocesano de Presbíteros. Por meio de votação por escrito, os cerca de 40 sacerdotes presentes elegeram o Padre Álvaro Moreira Gonçalves, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Decanato Santa Isabel e São Zacarias da Região Brasilândia; e como suplente o Padre Nilo Massaaki Shinen, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, Decanato São Tomé da Região Sé.
(Com informações do Padre José Ferreira Filho e fotos do Padre Álvaro Moreira Gonçalves)