
Em todas as regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, as paróquias têm registrado aumento na quantidade de adultos que procuram os sacramentos da iniciação à vida cristã – Batismo, primeira Eucaristia e Crisma. Para bem formá-los no catecumenato – que “tem por finalidade permitir a estes, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, conduzir à maturidade a sua conversão e a sua fé” (Catecismo da Igreja Católica 1248) –, as comunidades paroquiais têm estruturado turmas de catequese de adultos.
PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Na Paróquia Santa Ângela e São Serapião, na Região Ipiranga, o número de adultos nas turmas de iniciação cristã passou de 22, no ano de 2022, para quase 100 atualmente.
“O primeiro passo para este aumento foi sair em missão: os catequistas, com outros membros de pastorais, saem às ruas ao menos semestralmente para anunciar a Boa Nova e convidar o povo para a busca dos sacramentos”, detalha, ao O SÃO PAULO, o Padre Christopher Velasco, Pároco. Ele explica que os encontros de catequese estão estruturados de maneira cíclica, de modo que a todo momento há a possibilidade de ingresso no catecumenato: “Para iniciar os encontros, é necessário a pessoa primeiramente participar do Querigma, que é ministrado mensalmente, e no final do ciclo se propõe uma mistagogia, com foco maior na vida de oração e na vivência comunitária”.
Padre Christopher não tem dúvidas sobre o principal fator para o aumento de adultos em busca dos sacramentos: “O Espírito Santo tem feito algo novo na Igreja, e isso se observa não somente no Brasil, mas em muitas partes do mundo. É como que uma resposta vinda do Alto diante do secularismo crescente em tantos lugares”. Ele também destaca que com o maior acesso das pessoas à internet “grande parte das novas conversões decorrem de apostolados digitais. Deus tem usado esses meios”.
BOA ACOLHIDA AOS QUE BUSCAM A DEUS

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Região Belém, atualmente há 142 adultos na catequese, com encontros realizados uma vez por semana, em grupos de 14 a 15 pessoas, conforme informou o Padre José Mário Ribeiro, Pároco.
Catequista nesta Paróquia, Reinivaldo Pereira da Silva lista três fatores principais para essa maior procura dos sacramentos por parte dos adultos: “Primeiro, as pessoas têm sentido mais sede de Deus, e as paróquias têm se preocupado bastante em acolhê-las e, com isso, muita gente tem percebido que a Igreja é o melhor lugar para encontrá-Lo. Segundo, as redes sociais têm ajudado as pessoas a descobrirem a grande riqueza de coisas boas que nossa Igreja oferece com sua doutrina e serviços sociais. E, terceiro, os padres nas missas têm sido mais abertos a falar sobre a fé, fazendo com que as pessoas tenham curiosidade e procurem mais informações com os paroquianos sobre os sacramentos”.
REENCONTRO VERDADEIRO COM O SENHOR
Muitos dos que participam dos grupos de catequese de adultos já haviam sido batizados na infância, mas não prosseguiram na vida da Igreja Católica. Lauro Capellari, também catequista na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, conta que ao serem questionados do porquê desta descontinuidade, há os que dizem não terem tido a devida orientação ou que achavam ter passado “o tempo certo” para receber os demais sacramentos, mas que agora têm procurado a catequese de adultos para “aprofundar a compreensão do catolicismo; ter uma retomada consciente da participação nas missas, suprindo a sensação do vazio espiritual; também pela necessidade de não apenas aceitar o Senhor, mas de ser plenamente acolhido por Deus; além do anseio por uma vivência fraterna de pertencimento e comunhão na comunidade; e busca pela experiência sacramental de receber Jesus na Eucaristia e confirmar sua maturidade cristã com o sacramento da Crisma”.
Padre Christopher avalia que nos grupos de catequese de adultos de diferentes paróquias há tanto aqueles que já foram batizados, mas que viveram distantes da Igreja até experienciarem “um encontro pessoal com o Senhor”, quanto pessoas de caminhada na comunidade católica “mas que não tinham sacramento algum, simplesmente porque não consideravam a importância da vida sacramental, até serem apresentadas ao ensino integral da Igreja”.
O TESTEMUNHO DE FÉ DOS FAMILIARES

Na Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun, na Região Sé, dos nove participantes da catequese de adultos, dois foram batizados ainda bebês e agora buscam os demais sacramentos. Os encontros ocorrem aos domingos e os catecúmenos também participam das missas e fazem a transcrição da Bíblia para se familiarizar com a Palavra de Deus.
Na avaliação da Irmã Yohanes Shin, supervisora das freiras beneditinas e responsável pela catequese de adultos nesta Paróquia Pessoal, muitos adultos já batizados deixam de se preparar para receber os demais sacramentos em razão da falta de apoio dos familiares ou por priorizarem outros compromissos.
Ela conta que, entre os atuais catecúmenos, há muitos que antes iam a igrejas protestantes: “O principal motivo que os levou a vir para a Igreja Católica foi a forte influência da vivência da religião católica do cônjuge”, comenta, destacando que a maioria dos catecúmenos ingressam nos grupos “por meio da orientação de familiares, amigos ou membros da comunidade paroquial que já vivem a fé”.
NOVOS CONVERTIDOS

É fato comum nos grupos de catequese de adultos a presença de pessoas que antes iam a outras igrejas cristãs ou que não professavam a fé no Cristo. Assim ocorre, por exemplo, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Região Sé, que somente neste semestre conta com mais de 380 pessoas na catequese de adultos.
“Escutamos de muitos dos que vêm de outras religiões que, ao buscarem aprender mais sobre a fé e sobre a verdade, com honestidade e convicção, acabam por encontrá-la na religião católica e, assim, procuram receber os sacramentos”, detalham Fabiana e Fernando Smith, coordenadores paroquiais da Pastoral de Iniciação Cristã para Adultos.
“Muitas pessoas têm buscado saber um pouco mais sobre a fé. Além disso, quando se questionam sobre a natureza humana, só encontram o verdadeiro sentido da vida na religião católica. Muitos dos que se inscrevem na catequese para adultos já chegam convertidos e buscam se aprofundar no conhecimento da doutrina para receber os sacramentos”, ressaltam Fabiana e Fernando.
Similar percepção tem Suely Alarcon, catequista na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. “Após buscarem respostas em outras denominações ou religiões, muitos perceberam que apenas a Igreja fundada por Jesus Cristo guarda a fé apostólica, a presença real de Jesus na Eucaristia e o amor maternal de Maria”.
Padre Christopher também comenta sobre as “conversões intelectuais”, daqueles que já tendo vivenciado outra religiosidade acabam por buscar o catolicismo “após dedicarem-se ao estudo da Sagrada Escritura, da História e da Doutrina da Igreja. Não raramente, por isso, os católicos que tinham outro credo religioso passam a ter mais conhecimento sobre a fé do que muitos ‘católicos de berço’. Nestes casos, cabe à catequese propiciar, sobretudo, a experiência concreta de Igreja: vida litúrgica, comunitária, de caridade e de oração”.