Coleta Missionária promove a evangelização em territórios de missões na África, Ásia, Oceania e América Latina

Em outubro, a Igreja celebra o Mês Missionário, período dedicado à reflexão e à ação missionária em todo o País de modo a mobilizar comunidades católicas para o engajamento na evangelização e no apoio às populações mais necessitadas em todo o mundo.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam a Campanha Missionária que culmina com o gesto concreto da Coleta Missionária, realizada em todas as paróquias e comunidades católicas no fim de semana dos dias 19 e 20, por ocasião do Dia Mundial das Missões.

A coleta do Dia Mundial das Missões tem como finalidade promover a evangelização às Igrejas e dioceses mais carentes em territórios de missão. Do total dos valores arrecadados, 80% são destinados à cerca de 1.050 dioceses pobres em todo o mundo, incluindo a África, Ásia, Oceania e América Latina, por meio do Fundo Mundial de Solidariedade. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Os principais projetos são: Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; Meios de comunicação social e de transportes; apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de pessoas com deficiências físicas; construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos; e Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.

Em 2023, a contribuição da Igreja do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de quase R$ 11 milhões (valor exato de R$ 10.968.656,39).

O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandato de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

APELO DO PAPA

A mensagem do Papa Francisco para a comemoração deste ano tem como tema “Ide e convidai a todos para o banquete”, extraído da parábola evangélica do banquete nupcial. Depois que os convidados recusaram o convite, o rei – protagonista da narração – diz aos seus servos: “Ide às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes”.

Refletindo sobre esta frase-chave, no contexto da parábola e da vida de Jesus, o Pontífice ilustra alguns pontos importantes da evangelização. “Tais aspectos revelam-se particularmente atuais para todos nós, discípulos-missionários de Cristo, nesta fase final do percurso sinodal que, de acordo com o lema ‘Comunhão, participação, missão’, deverá relançar na Igreja o seu compromisso prioritário, isto é, o anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo”, escreve Francisco.

O Santo Padre também agradece “aos missionários e missionárias que, respondendo ao chamado de Cristo, deixaram tudo e partiram para longe da sua pátria a fim de levar a Boa Nova onde o povo ainda não a recebera ou só recentemente é que a conheceu”.

MISSÃO UNIVERSAL

O Papa recorda que todo cristão é chamado a tomar parte nesta missão universal com o seu testemunho evangélico em cada ambiente, para que toda a Igreja saia continuamente com o seu Senhor e Mestre rumo às “saídas dos caminhos” do mundo atual. 

“Oxalá todos nós, batizados, nos disponhamos a sair de novo, cada um segundo a própria condição de vida, para iniciar um novo movimento missionário, como nos alvores do cristianismo”, reforça.

O Pontífice lembra que “a missão para todos requer o empenho de todos. Por isso, é necessário continuar o caminho rumo a uma Igreja, toda ela, sinodal-missionária a serviço do Evangelho”.

Francisco conclui a mensagem convidando a voltar “o olhar para Maria, que obteve de Jesus o primeiro milagre na festa de núpcias, em Caná da Galileia. Peçamos a sua intercessão materna para a missão evangelizadora dos discípulos de Cristo”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários