Sob a intercessão da Virgem Maria e sempre com um tema de aprofundamento sobre o cotidiano da Igreja em São Paulo, com a participação de entrevistados, o programa Pascom em Ação, idealizado e produzido pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, comemora em agosto um ano no ar na rádio 9 de Julho.
Desde a estreia, em 12 de agosto de 2023, já foram apresentadas 55 edições, a mais recente em 24 de agosto. Devido ao sucesso entre o público, o programa que inicialmente ia ao ar aos sábados, das 7h20 às 8h, passou a ser veiculado no mesmo dia, porém das 14h às 15h em AM 1.600 kHZ, pelo site www.radio9dejulho.com.br, no YouTube (@RADIODEJULHOAM) e nas redes sociais (@radio9dejulho).
O maior tempo de duração, de 40 minutos para uma hora, permitiu “organizar e preparar os temas com maior aprofundamento, atender mais ouvintes e, principalmente, atender as necessidades dos que atuam na Pastoral da Comunicação nas regiões e paróquias”, assegura o Padre Antonio Francisco Ribeiro, Coordenador arquidiocesano da Pascom.
O Sacerdote destaca que o programa surgiu como resposta às reflexões do 1o sínodo arquidiocesano, sobre a necessidade de a Pastoral da Comunicação ser “um serviço que possa engajar, informar, evangelizar e formar, tendo como base a espiritualidade”.
Ainda segundo o Padre Antônio, o “programa Pascom em Ação na rádio 9 de Julho se tornou essencial no serviço da Pastoral da Comunicação e vem crescendo e evoluindo a cada dia. Pretende ser um instrumento de partilha, formação, espiritualidade e tudo que contribua para evangelização na Arquidiocese”.
UMA PRODUÇÃO EM EQUIPE
Atualmente, o Pascom em Ação é apresentado pelos comunicadores Tatianna Porto e Ruy Halazs, com a produção de agentes da Pastoral da Comunicação das regiões episcopais da Arquidiocese e da Irmã Viviani Moura, FSP, Vice-coordenadora arquidiocesana da Pascom. Esporadicamente, o programa é ainda apresentado por Solange Domingues e Rael Pimenta. A música tema é de autoria do músico e compositor Mário Vieira Silva Junior.
“Temos um roteiro de cada programa, mas a conversa sempre se desenvolve para além daquilo que está previsto, pois acabamos ‘dilatando’ o assunto, ampliamos a conversa, e isso gera um ganho de conteúdo para o programa”, afirma à reportagem Tatianna Porto, que apresenta o programa desde a primeira edição, quando dividia o estúdio com o Padre Christopher Velasco.
De acordo com os apresentadores e integrantes da equipe de produção do Pascom em Ação, a pauta leva em consideração os assuntos ligados à comunicação, o calendário litúrgico e os eventos da Igreja no Brasil e em São Paulo, no entano as temáticas são trabalhadas de maneira transversal.
“O Pascom em Ação é uma experiência de transversalidade. Quando se olha o nome do programa até se pode supor que o tema será a comunicação, mas não isso apenas. A missão do programa é apresentar as estruturas que a Igreja tem, suas pastorais e movimentos, em nível macro – arquidiocesano, regional e nacional – e a experiência micro – sobre a atuação pastoral nas paróquias e comunidades”, afirma Tatiana.
Na mais recente edição, em 24 de agosto, por exemplo, o tema em destaque foi “Vocações: Leigos, a serviço da esperança”, com a participação de membros da coordenação arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética, incluindo seu Bispo Referencial, Dom Edilson de Souza Silva. “Deus abençoe de modo especial o trabalho de vocês, que também é um trabalho evangelizador como leigos comprometidos com seu Batismo”, rezou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese ao cumprimentar os produtores e apresentadores do programa.
PRÓXIMOS PASSOS
Ao completar 1 ano do programa na 9 de Julho, a equipe do Pascom em Ação manifestou gratidão ao Padre Jorge Silva, diretor da rádio, pela confiança no projeto, bem como a todos que ajudam a viabilizar o programa semanalmente, como a jornalista Cleide Barbosa, coordenadora de jornalismo da emissora; o também jornalista Fábio Augusto, produtor da rádio; Kátia Maderic, responsável pelas mídias sociais da rádio; e os operadores de áudio.
Segundo Ruy Halazs, também apresentador, um dos desafios atuais da equipe é potencializar a interação com os ouvintes, ainda que se saiba que o conteúdo permaneça disponível de modo on-line e possa ser acessado após a apresentação ao vivo. “Talvez tenhamos que fazer uma análise mais profunda para que possamos rever este aspecto da interação, já que o programa é ao vivo e é sempre bom ter a participação do público”.
Irmã Viviani, Vice-coordenadora da Pascom arquidiocesana, lembra que o programa passa por avaliações frequentes por parte da equipe de produção: “Nos momentos em que a equipe se reúne para definir as pautas, identifica-se o que pode ser feito de melhor, pois temos o objetivo de um crescimento contínuo. A curto prazo, por exemplo, estamos com a ideia de apresentar a história das paróquias da nossa Arquidiocese no programa”.