Com proposta evangelizadora, programa Pascom em Ação completa 1 ano na rádio 9 de Julho

Caio Silveira

Sob a intercessão da Virgem Maria e sempre com um tema de aprofunda­mento sobre o cotidiano da Igreja em São Paulo, com a participação de entre­vistados, o programa Pascom em Ação, idealizado e produzido pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, comemora em agosto um ano no ar na rádio 9 de Julho.

Desde a estreia, em 12 de agosto de 2023, já foram apresentadas 55 edi­ções, a mais recente em 24 de agosto. Devido ao sucesso entre o público, o programa que inicialmente ia ao ar aos sábados, das 7h20 às 8h, passou a ser veiculado no mesmo dia, porém das 14h às 15h em AM 1.600 kHZ, pelo site www.radio9dejulho.com.br, no YouTu­be (@RADIODEJULHOAM) e nas re­des sociais (@radio9dejulho).

O maior tempo de duração, de 40 mi­nutos para uma hora, permitiu “organizar e preparar os temas com maior aprofun­damento, atender mais ouvintes e, prin­cipalmente, atender as necessidades dos que atuam na Pastoral da Comunicação nas regiões e paróquias”, assegura o Padre Antonio Francisco Ribeiro, Coordenador arquidiocesano da Pascom.

O Sacerdote destaca que o progra­ma surgiu como resposta às reflexões do 1o sínodo arquidiocesano, sobre a necessidade de a Pastoral da Comuni­cação ser “um serviço que possa enga­jar, informar, evangelizar e formar, ten­do como base a espiritualidade”.

Ainda segundo o Padre Antônio, o “programa Pascom em Ação na rádio 9 de Julho se tornou essencial no servi­ço da Pastoral da Comunicação e vem crescendo e evoluindo a cada dia. Pre­tende ser um instrumento de partilha, formação, espiritualidade e tudo que contribua para evangelização na Ar­quidiocese”.

Karen Eufrosino

UMA PRODUÇÃO EM EQUIPE

Atualmente, o Pascom em Ação é apresentado pelos comunicadores Ta­tianna Porto e Ruy Halazs, com a pro­dução de agentes da Pastoral da Co­municação das regiões episcopais da Arquidiocese e da Irmã Viviani Moura, FSP, Vice-coordenadora arquidiocesa­na da Pascom. Esporadicamente, o pro­grama é ainda apresentado por Solange Domingues e Rael Pimenta. A música tema é de autoria do músico e compo­sitor Mário Vieira Silva Junior.

“Temos um roteiro de cada progra­ma, mas a conversa sempre se desenvol­ve para além daquilo que está previsto, pois acabamos ‘dilatando’ o assunto, ampliamos a conversa, e isso gera um ganho de conteúdo para o programa”, afirma à reportagem Tatianna Porto, que apresenta o programa desde a pri­meira edição, quando dividia o estúdio com o Padre Christopher Velasco.

De acordo com os apresentadores e integrantes da equipe de produção do Pascom em Ação, a pauta leva em consi­deração os assuntos ligados à comuni­cação, o calendário litúrgico e os even­tos da Igreja no Brasil e em São Paulo, no entano as temáticas são trabalhadas de maneira transversal.

“O Pascom em Ação é uma experiên­cia de transversalidade. Quando se olha o nome do programa até se pode supor que o tema será a comunicação, mas não isso apenas. A missão do programa é apresentar as estruturas que a Igreja tem, suas pastorais e movimentos, em nível macro – arquidiocesano, regional e nacional – e a experiência micro – so­bre a atuação pastoral nas paróquias e comunidades”, afirma Tatiana.

Na mais recente edição, em 24 de agosto, por exemplo, o tema em des­taque foi “Vocações: Leigos, a serviço da esperança”, com a participação de membros da coordenação arquidioce­sana da Animação Bíblico-Catequética, incluindo seu Bispo Referencial, Dom Edilson de Souza Silva. “Deus abençoe de modo especial o trabalho de vocês, que também é um trabalho evangeliza­dor como leigos comprometidos com seu Batismo”, rezou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese ao cumprimentar os pro­dutores e apresentadores do programa.

PRÓXIMOS PASSOS

Ao completar 1 ano do programa na 9 de Julho, a equipe do Pascom em Ação manifestou gratidão ao Padre Jorge Silva, diretor da rádio, pela con­fiança no projeto, bem como a todos que ajudam a viabilizar o programa se­manalmente, como a jornalista Cleide Barbosa, coordenadora de jornalismo da emissora; o também jornalista Fábio Augusto, produtor da rádio; Kátia Maderic, responsável pelas mídias sociais da rádio; e os opera­dores de áudio.

Segundo Ruy Halazs, também apresentador, um dos desafios atuais da equipe é potencializar a interação com os ouvintes, ainda que se saiba que o conteúdo permaneça disponível de modo on-line e possa ser acessado após a apresentação ao vivo. “Talvez tenhamos que fazer uma análise mais profunda para que possamos rever este aspecto da interação, já que o programa é ao vivo e é sempre bom ter a partici­pação do público”.

Irmã Viviani, Vice-coordenadora da Pascom arquidiocesana, lembra que o programa passa por avaliações fre­quentes por parte da equipe de produ­ção: “Nos momentos em que a equipe se reúne para definir as pautas, identi­fica-se o que pode ser feito de melhor, pois temos o objetivo de um cresci­mento contínuo. A curto prazo, por exemplo, estamos com a ideia de apre­sentar a história das paróquias da nossa Arquidiocese no programa”.

Deixe um comentário