Comunidade Unidos em Cristo celebra 20 anos de missão em São Paulo

‘Que a comunidade cresça e possa ajudar a fazer muito bem a tantas pessoas’, exorta o Cardeal Odilo Pedro Scherer, dia 16
Fernando Geronazzo

A Comunidade Unidos em Cristo (CUC) celebrou 20 anos de fundação, com uma missa em sua sede, em Santana, na zona Norte da capital paulista, no dia 16, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

A Eucaristia foi concelebrada por Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, além de padres amigos da comunidade.

A CUC tem sua origem em uma experiência iniciada dez anos antes da fundação, quando a psicóloga Eneida André Carmona e seu esposo, o também psicólogo Luiz Carmona, reuniram alguns casais amigos para rezar e partilhar a Palavra de Deus. Daí surgiu o nome “Unidos em Cristo”.

A iniciativa cresceu, tornou-se um grupo de oração, um ministério de música e um serviço de apoio a dependentes químicos.

Em 2004, os fundadores procuraram uma casa para ser lugar de referência para a sua atuação. Assim nascia a Comunidade Unidos em Cristo, que, em 2011, foi registrada no âmbito civil e, em junho de 2023, recebeu a aprovação ad experimentum do estatuto canônico dacomunidade como associação privada de fiéis na Arquidiocese de São Paulo.

CARISMA

“A comunidade tem como carisma a restauração, que, para nós, significa voltar à essência do ser humano espiritual, ao qual todos somos chamados a ser”, explicou Eneida ao O SÃO PAULO.

Atualmente, a CUC desenvolve trabalhos como as oficinas voltadas para agentes de Pastoral da Escuta e demais serviços eclesiais, profissionais da saúde mental, inclusive sacerdotes e religiosos. Outro serviço é o grupo Cristãos Unidos, Resgatando Almas (Cura), voltado para pessoas com dependência química (álcool e drogas), emocional e afetiva.

Em 2011, a comunidade assumiu dois trabalhos voltados à promoção da vida em nome da Igreja: o Projeto Raquel, que visa ao atendimento de mulheres que passaram pela experiência do aborto, assim como seus familiares, e necessitam de um acompanhamento devido às consequências psíquicas e espirituais desse fato; e o serviço Gravidez em Crise, para mulheres ou casais que se encontram em uma situação de gestação inesperada ou em uma circunstância adversa, que necessitam de um acompanhamento pastoral especializado.

Outra ação se chama Unidos em torno da Mesa, que por meio de encontros fraternos promove a partilha entre famílias para a mútua ajuda. Além disso, os membros da comunidade se dedicam a pregações e formações nas paróquias e comunidades sobre temas relacionados ao carisma, associando a Palavra de Deus a conceitos básicos de psicologia.

FORMAÇÃO

Na ocasião, também houve o lançamento do livro “Temperamento controlado por mim e guiado pelo Espírito”, escrito pelos fundadores da comunidade, e publicado pela Angelus Editora. Na obra, os autores ampliaram a visão sobre os temperamentos também para o universo espiritual, em uma visão integrativa, contemplando as dimensões do corpo, da mente e do espírito.

No fim da celebração, os membros da comunidade renovaram seu compromisso com a associação e, em seguida, Dom Odilo abençoou e impôs sobre eles o cordão com o distintivo da comunidade, sinal de pertença ao carisma.

“Desejo toda benção de Deus e a proteção da Virgem Maria a vocês da comunidade e a todas as iniciativas. Que a comunidade cresça, possa ajudar a fazer muito bem a tantas pessoas”, manifestou o Arcebispo de São Paulo.

Deixe um comentário