Cônego Tarcísio Mesquita toma posse do ofício no Cabido Metropolitano

Cônego Tarcísio passa a integrar o Cabido Metropolitano de São Paulo, após o Cardeal Scherer dar a ele a posse do ofício no domingo, dia 4
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu no domingo, 4, na Catedral da Sé, a missa na qual deu posse ao novo cônego do Cabido Metropolitano de São Paulo: o Padre Tarcísio Marques Mesquita, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Belém, e Coordenador do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Na celebração, o Sacerdote recebeu das mãos do Arcebispo de São Paulo o barrete e o anel distintivo dos cônegos. Concelebraram Dom Cícero Alves de França e Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispos Auxiliares da Arquidiocese, outros cônegos do Cabido e demais padres.

Paulistano, Padre Tarcísio nasceu em 10 de julho de 1959 e foi ordenado sacerdote em 9 de novembro de 1985. É licenciado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. É também pós-graduado em Teologia Bíblica e em Teologia do Ecumenismo.

Na Arquidiocese, colaborou na formação sacerdotal e exerceu o ministério nas Paróquias Santa Isabel Rainha, Nossa Senhora da Conceição e São Paulo Apóstolo, todas na Região Belém, da qual foi por muitos anos Coordenador Regional de Pastoral.

O CABIDO

O Cabido (do latim capitulus – sob uma mesma cabeça, chefe ou superior),instituição eclesiástica que reúne cônegos (do latim, canonicus), é, segundo o Código de Direito Canônico, o “colégio de sacerdotes ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso, compete ao cabido da catedral desempenhar funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano” (cân. 503).

O Colendo Cabido Metropolitano de São Paulo nasceu com a fundação da Diocese de São Paulo, em 1745, e tem a função de zelar pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção de São Paulo.

Em 2016, Dom Odilo pediu a atualização dos estatutos e a elaboração de um regimento interno do Cabido Metropolitano. A novidade dos novos estatutos é que agora existem apenas duas categorias de cônegos: catedráticos e eméritos (com mais de 80 anos), sendo extinta a categoria de cônego honorário.

ZELO E CORRESPONSABILIDADE

“O Cabido de cônegos representa a corresponsabilidade do presbitério e do clero em relação a esta que é a Igreja Mãe da Arquidiocese”, afirmou o Cardeal Scherer, referindo-se à estreita relação dos cônegos com a Catedral da Sé, que em 2024 completa 70 anos de sua inauguração e dedicação.

“Cônego Tarcísio, que a sua presença no meio dos cônegos traga alegria e novo dinamismo. Que, com a sua participação, o cabido possa viver bem a sua missão nesta Catedral”, manifestou o Arcebispo.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, o Cônego Tarcísio expressou alegria pela nomeação e afirmou que o canonicato ressalta o compromisso e o zelo dos padres para com a Catedral, sinal da presença e da comunhão da Igreja na cidade.

“Portanto, não é apenas uma mera tradição, é mais do que isso. É a manutenção de uma história da vida da Igreja, de uma função que deve inspirar o cuidado com a Igreja local, com a sede da Arquidiocese”, completou o novo Cônego.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários