Defesa Civil de SP estende alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado

A cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira (9), segundo a agência suiça IQAir. O ranking mede a qualidade do ar em cerca de 100 grandes cidades de todo planeta em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto.

Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL)

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) renovou até a próxima terça-feira, 10, o alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado.

O Mapa de Risco, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indicando assim a possibilidade de riscos de incêndios em todo território paulista.

Para os próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações. As temperaturas continuam em elevação, com a URA (Umidade Relativa do Ar) caindo, atingindo níveis mais críticos, ou seja, valores abaixo dos 35%, deixando a sensação de tempo quente e abafado.

As temperaturas podem chegar aos 33ºC na Região Metropolitana da Capital, no período mais quente do dia. Destaque para Umidade Relativa do Ar, que deve ficar abaixo dos 35%.

Para São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem ficar na casa dos 38ºC, com URA abaixo dos 15%. Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 39ºC com URA abaixo dos 15%.

Nas Regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, temperaturas máximas de 36ºC com URA abaixo dos 20%. Em Franca, Barretos e Ribeirão Preto, temperaturas máximas de até 37º C, com URA abaixo dos 20%.

Para a Região de Itapeva, máxima de 36º C e URA abaixo dos 25%. Na Região do Vale do Paraíba, temperatura máxima de 33º C com URA abaixo dos 30% e na Região da Serra da Mantiqueira a temperatura máxima chega aos 27º C com URA abaixo dos 30%.

Recomendações à população

Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.

Combate aos incêndios

O gabinete de crise segue mobilizado para o enfrentamento aos focos de incêndio no estado de SP. O Governo de SP liberou cerca de R$ 6 milhões para a contratação de aeronaves, que serão empregadas no monitoramento e combate das queimadas. Nesta sexta-feira, 6, o CGE contabiliza 9 focos de incêndio em todo o território paulista.

Fonte: Comunicação Defesa Civil/SP

Deixe um comentário