Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Defesa Civil de SP estende alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado

A cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira (9), segundo a agência suiça IQAir. O ranking mede a qualidade do ar em cerca de 100 grandes cidades de todo planeta em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto.

Defesa Civil de SP estende alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado - Jornal O São Paulo
Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL)

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) renovou até a próxima terça-feira, 10, o alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado.

O Mapa de Risco, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indicando assim a possibilidade de riscos de incêndios em todo território paulista.

Para os próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações. As temperaturas continuam em elevação, com a URA (Umidade Relativa do Ar) caindo, atingindo níveis mais críticos, ou seja, valores abaixo dos 35%, deixando a sensação de tempo quente e abafado.

As temperaturas podem chegar aos 33ºC na Região Metropolitana da Capital, no período mais quente do dia. Destaque para Umidade Relativa do Ar, que deve ficar abaixo dos 35%.

Para São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem ficar na casa dos 38ºC, com URA abaixo dos 15%. Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 39ºC com URA abaixo dos 15%.

Nas Regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, temperaturas máximas de 36ºC com URA abaixo dos 20%. Em Franca, Barretos e Ribeirão Preto, temperaturas máximas de até 37º C, com URA abaixo dos 20%.

Para a Região de Itapeva, máxima de 36º C e URA abaixo dos 25%. Na Região do Vale do Paraíba, temperatura máxima de 33º C com URA abaixo dos 30% e na Região da Serra da Mantiqueira a temperatura máxima chega aos 27º C com URA abaixo dos 30%.

Recomendações à população

Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.

Combate aos incêndios

O gabinete de crise segue mobilizado para o enfrentamento aos focos de incêndio no estado de SP. O Governo de SP liberou cerca de R$ 6 milhões para a contratação de aeronaves, que serão empregadas no monitoramento e combate das queimadas. Nesta sexta-feira, 6, o CGE contabiliza 9 focos de incêndio em todo o território paulista.

Fonte: Comunicação Defesa Civil/SP

Deixe um comentário