Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dia Mundial dos Pobres: na Arquidiocese, programação inclui peregrinação jubilar e ações caritativas 

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Por ocasião do 9º Dia Mundial dos Pobres e do Jubileu 2025, o Vicariato Episcopal da Caridade Social e a Comissão Testemunho e Serviço da Caridade realizarão no sábado, 15, peregrinação jubilar, com concentração às 14h30, no Pateo do Collegio, e missa às 15h, na Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal Scherer. 

Durante a semana, também acontecerão ações caritativas em paróquias, decanatos e regiões episcopais. 

“As atividades organizadas para o Dia Mundial dos Pobres 2025 revelam a vitalidade da Igreja de São Paulo em seu compromisso de escutar, servir e caminhar com os pobres. Durante todo o mês de novembro, milhares de voluntários, agentes pastorais e obras sociais estarão mobilizados, tornando visível a esperança cristã que transforma realidades e renova a fé na dignidade humana”, comentou o Cônego Marcelo Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social. 

AÇÕES NAS REGIÕES 

A Jornada Mundial dos Pobres na Região Belém acontecerá no domingo, 16, na Paróquia Santa Maria Madalena, Decanato São Timóteo, com missa às 10h, presidida por Dom Cícero Alves de França, seguida de distribuição de cestas básicas, atendimentos socioassistenciais, atividades educativas e recreativas. 

Com o apoio da Caritas Arquidiocesana outras ações estão agendadas para as paróquias e comunidades da Região Belém (clique e leia detalhes) e também esta programação abaixo para o dia 16.

Já na Região Brasilândia, a mensagem do Papa Leão XIV têm sido lida nas paróquias e houve formações sobre a exortação Dilexi te – sobre o amor aos pobres – nos quatro decanatos. No dia 16, às 15h, haverá missa solene presidida por Dom Carlos Silva, OFMCap., na Paróquia São José Operário, Decanato São Filipe. 

Na Região Sé, o evento central será na Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, Decanato São Tomé, no dia16, das 8h às 17h, com atendimentos a cerca de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Na Região Ipiranga, folders com a carta do Papa já foram distribuídos e a Pastoral da Caridade Organizada tem feito campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e materiais escolares, visitas a famílias e mutirões de apoio às pessoas em vulnerabilidade. 

Na Região Santana, as ações ocorrerão em âmbito paroquial. Já na Região Lapa, as iniciativas estão sendo organizadas em parceria com a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que programou uma série de atividades também em outras regiões episcopais. Os detalhes podem ser vistos na página 9 e pelas redes sociais @caritasarqsp.

(Com informações do Vicariato Episcopal da Caridade Social)

ATENÇÃO AOS POBRES A TODO TEMPO 

Muitas instituições católicas têm um trabalho permanente de atenção aos pobres. Conheça e colabore: 

Aliança de Misericórdia (@aliancademisericordia
Amparo Maternal (@associacaoamparomaternal
Arsenal da Esperança (@arsenal_da_esperanca
Associação Rede Rua (@rede_rua
Bompar (@bomparoficial
Casa de Oração do Povo da Rua (@pastoral.povodarua
Sefras (@sefras.org.br
Missão Belém (@_missaobelem
Missão Voz dos Pobres (@vozdospobres
Missão Paz (@missaopazsp

Deixe um comentário