Na Arquidiocese de São Paulo, o diaconato permanente é um testemunho vivo do serviço de Cristo. Os diáconos são pontes entre o altar e o mundo, levando a caridade de Cristo àqueles que mais precisam e fortalecendo a vida da Igreja em suas diversas manifestações.

Os diáconos permanentes são homens, casados ou solteiros, que recebem o primeiro grau do sacramento da Ordem, dedicando-se ao serviço do povo de Deus na liturgia, na palavra e na caridade.
O diácono permanente, diferentemente do diácono transitório (que está em processo de se tornar sacerdote), não tem a intenção de se tornar presbítero. Ele é dotado de um caráter sacramental fixo que o configura a Cristo Servo, tornando-o um ministro ordenado para toda a sua existência.
As inscrições para o início do Propedêutico estão abertas até 15 de agosto. Interessados em saber mais sobre algum aspecto específico do diaconato permanente ou fazer sua inscrição podem entrar em contato com o Centro Vocacional Arquidiocesano (CVA) e marcar uma entrevista pelos contatos: telefone (11) 3237-2523 ou pelo e-mail cvasp@uol.com.br
SOBRE O DIACONATO
A palavra “diácono” se origina do grego diakonia, que se traduz como “serviço”. Essa chamada remonta aos tempos dos apóstolos, como é relatado nos Atos dos Apóstolos, em que os apóstolos instituíram sete homens para servir às mesas e cuidar das necessidades da comunidade, permitindo que eles se dedicassem à oração e ao ministério da Palavra (Atos 6,1-6).
Ao longo da história, o diaconato, que a princípio era um ministério distinto, passou a ser percebido principalmente como etapa para o sacerdócio. No entanto, o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965, por intermédio da Constituição Dogmática Lumen Gentium, reinstaurou o diaconato como um grau próprio e permanente dentro da hierarquia, possibilitando que homens casados pudessem ser ordenados como diáconos. Essa reabilitação teve como objetivo enriquecer a Igreja com um ministério que representa de maneira especial a identidade de Cristo como Servo.
Saiba mais pelas redes sociais Instagram/Facebook/X: @diaconalarquisp