
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-chanceler da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (FDCSPA), renovou a provisão da diretoria da instituição.
Foram renovados nos cargos o Diretor, Padre Everton Fernandes Moraes, doutor em Direito Canônico pela FDCSPA; o Vice-diretor, Padre Ricardo Cardoso Anacleto, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma; e o Secretário-geral, Padre Ediclei Araújo da Silva, mestre em Direito Canônico pela FDCSPA.
A nomeação foi feita por Dom Odilo em 28 de maio e confirmada em 7 de agosto pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, organismo da Santa Sé responsável pelo acompanhamento das instituições eclesiásticas de ensino.
Primeira e única faculdade do gênero no Brasil, a FDCSPA foi erigida canonicamente em 26 de fevereiro de 2014, a partir da elevação do então Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”. A instituição possui autonomia para oferecer a formação exigida para a obtenção dos diplomas de mestre e doutor em Direito Canônico, concedidos com o reconhecimento da Santa Sé.
ATIVIDADES REALIZADAS
Nos últimos anos, a Faculdade consolidou avanços importantes, como a aprovação dos estatutos, do regimento interno e do plano de estudos; a publicação do Manual de Metodologia Científico-Canônica; a reorganização da estrutura acadêmica e das secretarias; a reforma da sede e da revista científica; o aumento do número de alunos e professores; e a ampliação do acervo da biblioteca. Nesse período, também foram abertas extensões do curso de mestrado em Marília (SP), Teresina (PI) e, mais recentemente, em Belém (PA), ampliando o alcance da formação canônica no País.
Entre as iniciativas acadêmicas, destacam-se os cursos de extensão e especialização, presenciais e on-line, sobre temas como nulidade matrimonial, práticas jurídico-administrativas, associações de fiéis, Acordo Brasil-Santa Sé, fundamentos teológicos e canônicos dos sacramentos, administração de bens eclesiásticos e secretariado paroquial. Durante a pandemia, a modalidade on-line permitiu atingir estudantes de diversas regiões.
Para o novo mandato, a direção projeta consolidar a aplicação do plano de estudos com excelência científica, ampliar a aquisição de livros para a biblioteca, fomentar a pesquisa e a publicação acadêmica de docentes e discentes, manter a oferta de cursos de extensão e investir na formação continuada do corpo docente.


