No domingo, 29 de setembro, foi realizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, popularmente conhecida como Praça do Forró, na Zona Leste da capital paulista, a sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em que houve a entrega da outorga do Título de Cidadão Paulistano a Dom Algacir Munhak, CS, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista.
Nascido em São João D’Oeste, no distrito de Cascavel (PR), em 19 de abril de 1966, Dom Algacir Munhak é o quinto filho de Albino Munhak, já falecido, e de Joana Munhak. Ao longo de sua vida, estudou licenciatura, filosofia e teologia, aprofundando os estudos nesta última área.
Em setembro de 2022, Dom Algacir foi nomeado Bispo de São Miguel Paulista pelo Papa Francisco. Em dezembro do mesmo ano, recebeu a ordenação episcopal, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, e em 8 de janeiro de 2023 assumiu a diocese de São Miguel.
Em entrevista para a Pastoral da Comunicação do Itaim Paulista, após receber o Título de Cidadão Paulistano, Dom Algacir disse ter vivido um dia muito especial: “Encontramo-nos aqui para um momento solene, uma sessão especial da Câmara Municipal de vereadores realizada em uma praça pública, onde foi oficialmente entregue à minha pessoa o Título de Cidadão Paulistano. Sinto-me muito honrado e feliz por esta homenagem”, disse.
O proponente da honraria foi o vereador Ricardo Teixeira, por meio do Projeto de Decreto Legislativo 48/2024. Após a proposta obter a aprovação de 2/3 dos vereadores de São Paulo, o Título de Cidadão Paulistano foi concedido a Dom Algacir conforme o Decreto Legislativo 41, promulgado em 21 de maio deste ano.
(Com informações do jornalista Jefferson Bezerra)