Dom Carlos Lema: ‘Os professores, como educadores, devem desejar se parecer com Jesus’

Festejado oficialmente no Brasil desde 1963, com a publicação do decreto federal 52.682, o Dia do Professor é recordado em 15 de outubro, ocasião oportuna também para pedir as bênçãos de Deus “por todos os professores, gestores e funcionários das escolas e universidades, para que inspirados nos valores do Evangelho promovam uma educação que forme cidadãos comprometidos com a verdade, a paz e o respeito mútuo”.

Fotos: Felipe Matos Cândido/Catedral da Sé

Esta foi uma das orações na missa em ação de graças pelo Dia do Professor, celebrada no sábado, 19, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, com a participação de professores, estudantes e demais profissionais da área da Educação.

“Todos nós, sem exceção, estamos aqui hoje, cada um realizando o seu trabalho no mundo da educação, graças ao desvelo dos nossos professores e professoras”, disse Dom Carlos Lema Garcia na homilia da missa por ele presidida, tendo como concelebrante o Padre Helmo Cesar Faccioli, Auxiliar do Cura da Catedral.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade agradeceu aos professores a paciência em ensinar. Também recordou o Pacto Educativo Global, lançado em 2019 pelo Papa Francisco, com o propósito de que os líderes mundiais, as autoridades, os educadores, as instituições de ensino e os líderes religiosos se empenhem em apoiar a educação nas escolas, com a meta de alcançar a excelência no processo de aprendizagem.

Dom Carlos Lema destacou, ainda, que na Bíblia Jesus aparece como aquele que faz e que ensina: “Esse é o segredo da pedagogia de Jesus e o motivo pelo qual Ele atrai tantas pessoas, pois existe coerência entre o que Ele ensina e o que vive”.

“Os professores, como educadores, devem desejar se parecer com Jesus, neste esforço de ir na frente, com um exemplo de vida coerente, para arrastar os seus alunos no caminho do bem”, prosseguiu o Bispo, exortando que todos os educadores, orientadores educacionais e funcionários das escolas colaborem com a formação e a consolidação do caráter da juventude.  

Ainda na homilia, Dom Carlos Lema lembrou o histórico empenho da Igreja na missão educadora, algo que se mantém na atualidade, pois a Igreja “tem consciência que a qualidade do ensino das nossas escolas é um fator de promoção humana e, em muitos casos, de inclusão social dos nossos jovens”. Ele também recordou um discurso do Papa Francisco, de fevereiro de 2014, no qual o Pontífice aponta que “o terreno da educação é um grande canteiro aberto, no qual a Igreja está sempre presente mediante as suas instituições e os seus programas”.

Dom Carlos Lema também fez uma prece especial ao final da homilia, rogando as bênçãos de Jesus e de Maria Santíssima a todos os professores e profissionais da Educação.

LEIA A SEGUIR A ÍNTEGRA DA PRECE FEITA POR DOM CARLOS LEMA:
 
Senhor Jesus,
Abençoai os professores, funcionários e todos os educadores que se entregam de corpo e alma ao exercício da Educação dos nossos estudantes em todas as escolas e universidades particulares e públicas de nossa cidade.

Aos queridos educadores, que Jesus, o primeiro professor do mundo, os ilumine, dando-lhes a recompensa do céu, pois tudo que fazem aos nossos irmãos mais pequeninos foi a Jesus que fizeram.

Os professores são generosos porque cumprem com abnegação sua missão.

Jesus, abençoai os professores, derramai sobre eles a sua luz de amor, para que seus caminhos sejam sempre muito bem iluminados.

Maria Santíssima, Mãe de Jesus e Mãe nossa, abençoai os professores,
Amém!”

1 comentário em “Dom Carlos Lema: ‘Os professores, como educadores, devem desejar se parecer com Jesus’”

Deixe um comentário