Dom Cícero: ‘A Eucaristia nos faz mais fortes’

Rita Tamada

Na tarde da quinta-feira, 8, os fiéis da Paróquia São José, no Belenzinho, se reuniram para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, em missa presidida por Dom Cícero Alves de França.

A Eucaristia, concelebrada pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, foi ocasião para a investidura de 27 leigos como ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

O PÃO DA VIDA

Na homilia, Dom Cícero recordou as palavras de São João Maria Vianney, que dizia que a “paróquia é uma comunidade eucarística” e que vive da Eucaristia.

O Prelado afirmou que uma paróquia não existe se não houver comunidade, e que comunidade é viver a partir de um centro único e colocar tudo em comum.

Dom Cícero, ao comentar a 1ª leitura (Dt 8,2-3.14b-16a), recordou que Deus enviou o maná do céu ao povo que estava no deserto: “Aqueles que não comeram o maná, morreram. Jesus é o novo pão do céu, e quem come dele, não morre mais”.

O Prelado destacou que a Eucaristia é alimento de vida e de força. Da mesma forma que o povo no Antigo Testamento que comeu o maná tinha forças para continuar a travessia pelo deserto, a Eucaristia dá forças para viver. “A Eucaristia nos faz mais fortes, para podermos também, como o povo outrora no deserto, atravessarmos igualmente os nossos desertos, pois a vida nos impõe desertos”, afirmou.

O ALIMENTO DE SALVAÇÃO

Dom Cícero destacou que a Eucaristia também é alimento de salvação, pois o próprio Cristo diz: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele”.

“A Eucaristia é sinal, por excelência, da comunhão que não pode ser quebrada jamais em Jesus”, afirmou, ressaltando que Cristo entra na vida, não de passagem, mas para permanecer, pois a Eucaristia é o alimento dos fracos e dos pobres.

“Celebrar a Eucaristia, enquanto tantos irmãos e irmãs passam fome, não é a plenitude ainda. Celebrar a Eucaristia é aprender de Jesus que devemos lutar por um mundo novo, em que nenhum homem, nenhuma mulher e nenhuma criança fique sem um alimento, porque Eucaristia é comida para os fracos”, enfatizou, afirmando que a Eucaristia também é a festa da partilha do pão material.

Dom Cícero destacou que a Eucaristia é que faz a Igreja, e exortou os fiéis a serem uma comunidade eucarística.

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA FÉ

Após a homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém presidiu o rito de investidura dos novos ministros, abençoando-os e enviando-os para o ministério da distribuição da Eucaristia e para sempre anunciarem a Jesus Cristo.

Ao final da celebração, o Padre Marcelo conduziu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro. Na procissão, animada também pelo Diácono Seminarista Yago Barbosa, Assistente Pastoral, os fiéis rezaram pela unidade e pela comunhão e, também, pediram pelos moradores e comércios do bairro.

Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém

No domingo, 11, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Área Pastoral São Gaspar Bertoni, no Parque São Rafael, durante a qual conferiu o sacramento da Crisma a 20 jovens. Na celebração, Dom Cícero abençoou dezenas de jovens vindos de diversas cidades do estado de São Paulo, que participaram da XXV Missão Jovem Estigmatina, entre os dias 8 e 12 de junho. (por Fernando Arthur)

Na manhã do sábado, 10, Dom Cícero Alves de França se reuniu com os membros das novas comunidades presentes na Região Belém. O encontro teve como objetivo apresentar o Assessor Eclesiástico para as Novas Comunidades na Região, Padre Fabiano Alcides Pereira. (por Padre Marcelo Maróstica Quadro)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários