Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dom Cícero: ‘A Eucaristia nos faz mais fortes’

Dom Cícero: ‘A Eucaristia nos faz mais fortes’ - Jornal O São Paulo
Rita Tamada

Na tarde da quinta-feira, 8, os fiéis da Paróquia São José, no Belenzinho, se reuniram para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, em missa presidida por Dom Cícero Alves de França.

A Eucaristia, concelebrada pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, foi ocasião para a investidura de 27 leigos como ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

O PÃO DA VIDA

Na homilia, Dom Cícero recordou as palavras de São João Maria Vianney, que dizia que a “paróquia é uma comunidade eucarística” e que vive da Eucaristia.

O Prelado afirmou que uma paróquia não existe se não houver comunidade, e que comunidade é viver a partir de um centro único e colocar tudo em comum.

Dom Cícero, ao comentar a 1ª leitura (Dt 8,2-3.14b-16a), recordou que Deus enviou o maná do céu ao povo que estava no deserto: “Aqueles que não comeram o maná, morreram. Jesus é o novo pão do céu, e quem come dele, não morre mais”.

O Prelado destacou que a Eucaristia é alimento de vida e de força. Da mesma forma que o povo no Antigo Testamento que comeu o maná tinha forças para continuar a travessia pelo deserto, a Eucaristia dá forças para viver. “A Eucaristia nos faz mais fortes, para podermos também, como o povo outrora no deserto, atravessarmos igualmente os nossos desertos, pois a vida nos impõe desertos”, afirmou.

O ALIMENTO DE SALVAÇÃO

Dom Cícero destacou que a Eucaristia também é alimento de salvação, pois o próprio Cristo diz: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele”.

“A Eucaristia é sinal, por excelência, da comunhão que não pode ser quebrada jamais em Jesus”, afirmou, ressaltando que Cristo entra na vida, não de passagem, mas para permanecer, pois a Eucaristia é o alimento dos fracos e dos pobres.

“Celebrar a Eucaristia, enquanto tantos irmãos e irmãs passam fome, não é a plenitude ainda. Celebrar a Eucaristia é aprender de Jesus que devemos lutar por um mundo novo, em que nenhum homem, nenhuma mulher e nenhuma criança fique sem um alimento, porque Eucaristia é comida para os fracos”, enfatizou, afirmando que a Eucaristia também é a festa da partilha do pão material.

Dom Cícero destacou que a Eucaristia é que faz a Igreja, e exortou os fiéis a serem uma comunidade eucarística.

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA FÉ

Após a homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém presidiu o rito de investidura dos novos ministros, abençoando-os e enviando-os para o ministério da distribuição da Eucaristia e para sempre anunciarem a Jesus Cristo.

Ao final da celebração, o Padre Marcelo conduziu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro. Na procissão, animada também pelo Diácono Seminarista Yago Barbosa, Assistente Pastoral, os fiéis rezaram pela unidade e pela comunhão e, também, pediram pelos moradores e comércios do bairro.

Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém

Dom Cícero: ‘A Eucaristia nos faz mais fortes’ - Jornal O São Paulo

No domingo, 11, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Área Pastoral São Gaspar Bertoni, no Parque São Rafael, durante a qual conferiu o sacramento da Crisma a 20 jovens. Na celebração, Dom Cícero abençoou dezenas de jovens vindos de diversas cidades do estado de São Paulo, que participaram da XXV Missão Jovem Estigmatina, entre os dias 8 e 12 de junho. (por Fernando Arthur)

Dom Cícero: ‘A Eucaristia nos faz mais fortes’ - Jornal O São Paulo

Na manhã do sábado, 10, Dom Cícero Alves de França se reuniu com os membros das novas comunidades presentes na Região Belém. O encontro teve como objetivo apresentar o Assessor Eclesiástico para as Novas Comunidades na Região, Padre Fabiano Alcides Pereira. (por Padre Marcelo Maróstica Quadro)

Deixe um comentário