A fim de colocar em prática o “Ano de Oração” – anunciado pelo Papa Francisco para este 2024 em preparação ao Grande Jubileu 2025 – e fazer com que a oração seja a base da proclamação de esperança que este Jubileu poderá trazer, foi iniciada no sábado, 3, a Escola de Oração da Região Belém, reunindo centenas de pessoas das paróquias e comunidades do Decanato Sant’Ana e São Joaquim, na Escola Cáritas, em São Mateus.
O objetivo da escola é fazer com que os participantes possam redescobrir o valor da oração, a necessidade de rezar cotidianamente, além de aprenderem como rezar e se educar para a oração nos tempos atuais, fazendo com que a espiritualidade seja importante na vida dos homens e mulheres.
Após um momento de oração e louvor, Dom Cícero Alves de França falou aos participantes, destacando que oração é humildade.
“No Ano da Oração, o Papa nos convida para que nos tornemos mais humildes”, ressaltou, lembrando que orar é abrir espaço para que Deus habite e domine o ego que existe em cada pessoa, e que a oração ajuda no processo de amadurecimento do ser humano.
DIÁLOGO, ESPERANÇA E ORAÇÃO
Um dos objetivos da Escola consiste em descobrir o que é, de fato, a oração na vida cotidiana. Dom Cícero explicou que orar é dialogar com Deus e desejá-Lo, e que, assim, o grande desafio do Ano da Oração é que tal hábito se transforme em uma conversa. “Porque diante de Deus, nós conhecemos a nossa verdadeira face, descobrimos qual é o nosso verdadeiro rosto, um rosto que talvez perdeu a luminosidade por causa do pecado e das limitações”, sublinhou.
O Jubileu 2025 tem como tema “Peregrinos de Esperança”. Ao comentar sobre a temática, Dom Cícero recordou que “a primeira escola da esperança é a oração”.
“Sem a oração, nós nos tornamos pessoas sem esperança, desesperançados, e alguém que não tem esperança é alguém angustiado, que se desespera diante da morte, do sofrimento e da dor. A esperança nos mantém conectados a Deus”, prosseguiu.
SILÊNCIO E CONTEMPLAÇÃO
Dom Cícero também conduziu um momento de oração silenciosa e contemplativa com os fiéis. Depois, refletiu com eles o Salmo 8 e, por fim, respondeu a perguntas sobre como rezar melhor e como trabalhar e orar. No encerramento, o Bispo e os padres abençoaram os participantes.
A Escola de Oração acontecerá nos Decanatos da Região Belém durante o segundo semestre. O próximo encontro será em 31 de agosto, às 9h, para as paróquias e comunidades do Decanato São Lucas, na matriz da Paróquia Cristo Rei (Rua Maria Eugênia, 128, próximo à estação Tatuapé do Metrô).
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém