Dezenas de famílias da Pastoral Familiar da Região Belém se reuniram na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Decanato São Lucas, na tarde do sábado, 10, para a missa de abertura da Semana da Família.
A Eucaristia foi presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada pelos Padres José Mário Ribeiro, Pároco; Jônatas Mariotto, Assessor Eclesiástico Regional da Pastoral Familiar; Josivaldo Barreto, C.O., Pároco da Paróquia São Filipe Néri; Reginaldo Donatoni, Decano do Decanato Santa Maria Madalena; e Arlindo Teles, Pároco da Paróquia São José do Maranhão.
Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém ressaltou o papel da família para a sociedade e a Igreja, tendo como uma de suas missões educar para a fé.
“E é esta dimensão que nós precisamos resgatar nas nossas famílias. Educar para a fé é ensinar o caminho para Deus. Talvez educar para a fé esteja debaixo de um grande guarda-chuva, que seria a grande função da família, que é educar, porque a família também educa para a vida”, afirmou Dom Cícero, resgatando o conceito de educar, que vem do latim educare, que significa “dar vida, trazer, dar à luz as nossas potencialidades, aquilo que temos de bom e aquilo que não é tão bom assim.”
O Prelado frisou que a educação não se restringe à escola, mas é um conceito mais amplo e profundo, pois significa mexer e tirar aquilo que se tem dentro de cada pessoa.
Ao abordar o Evangelho da liturgia dominical, Dom Cícero destacou a frase de Jesus: “Eu sou o pão da vida”, afirmando que Cristo, que se faz pão e alimento, fortalece e dá ânimo para os fiéis.
“Deus pensa na humanidade. Irmãos, se nós pudéssemos perceber e pudéssemos entender e acolher que Deus pensa em nós. Deus pensa em mim, em você, em nós. Deus nos ama, por isso nos envia o seu Filho. E por isso mesmo, por meio da sua carne entregue a nós, pão, alimento, Ele nos renova”, afirmou.
Por fim, Dom Cícero ressaltou que a família católica tem a missão de ensinar a fé aos filhos, “de ensinar que existe um pão que não tem vencimento. Um pão que nos coloca em pé de novo e nos faz caminhar em meio às adversidades, dificuldades ou dores que a vida nos impõe. Este pão da vida, portanto, dado a nós, deve ser anunciado ao mundo.”
Também chamou cada família à missão, e lembrou que ela deve ser um lugar de oração e de intimidade com Deus.
“Este primeiro grupo social a que nós chamamos família é muito importante, não só na construção da nossa personalidade, mas sobretudo na construção da nossa espiritualidade. A família é a igreja doméstica, é a igreja que todos os dias reparte o pão, que agradece a Deus. É, portanto, o lugar do ensino da caridade. Ensinar a compadecer-se daqueles que não têm pão, daqueles que têm fome, daqueles que sofrem. Ensinar a repartir o pão, que coisa bonita. Se a família, portanto, cumprir estas missões
Por Fernando Arthur/ Colaboração especial para Região Belém
Na manhã da sexta-feira, 9, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa na Casa Santa Edith Stein, pertencente à Paróquia São Miguel Arcanjo, Decanato Santa Maria e São José. Entre os concelebrantes estava o Padre Júlio Renato Lancellotti, Pároco e Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua.
Agentes do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) também participaram. (por Fernando Arthur)
Na manhã do domingo, 11, foi celebrada solenemente a padroeira da Paróquia Santa Clara, Decanato Santa Maria Madalena. A missa festiva foi presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e concelebrada pelo Padre Abério Christe, Pároco. (por Kaique Mazaia)