
Dezenas de jovens da Região Belém realizaram, no sábado, 5, a sua peregrinação jubilar. O evento teve início com a concentração na Paróquia Natividade do Senhor, Decanato São Timóteo, de onde eles partiram em caminhada até a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque.
Durante o percurso, os participantes entoaram cânticos e rezaram, animados pelo Padre Claudinês Venâncio, Assessor Eclesiástico para a Juventude na Região Belém. Ao chegarem à Paróquia, foram acolhidos para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, também conduzido pelo Padre Claudinês.
A celebração eucarística foi presidida por Dom Cícero Alves de França. Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém meditou sobre o tema da esperança, dialogando sobre os desafios enfrentados pela juventude. Partindo do Evangelho, ele destacou que o Ano Santo, celebrando os 2025 anos da encarnação de Cristo, é um convite a renovar a certeza de que Deus caminha com a humanidade: “Vindo estar conosco, Deus nos engrandeceu, nos fortaleceu, nos animou”.

O Bispo definiu a esperança não como uma euforia passageira ou um simples pensamento positivo, mas como uma certeza fundamentada em uma pessoa: “Jesus Cristo é a nossa esperança!”.
Dom Cícero mencionou as dificuldades enfrentadas por muitos jovens como os distúrbios de ansiedade, descrevendo a ansiedade como “medo do futuro”. Ele contrapôs esse sentimento com a força da fé: “Aonde chega a esperança, vai embora o medo. Aonde chega Jesus, vai embora o medo”. Ele ressaltou, ainda, que a esperança cristã “nasce no domingo da Páscoa, da certeza de que Jesus ressuscitou” e impulsiona à ação.

“A esperança nos leva à prática da caridade. A esperança nos leva à prática da justiça”, explicou, incentivando os jovens a serem “testemunhas de esperança” em seus ambientes cotidianos e a não se deixarem dominar pelo “vitimismo”. Também mencionou o Beato Carlo Acutis, que dizia: “Todos nós nascemos originais e morremos como fotocópia”. O Bispo convocou os jovens a encontrarem sua identidade em Cristo: “Sejam originais. Vivam a vida com prazer, com amor, com fé, com esperança”.
Ao final da homilia, Dom Cícero convidou que todos rezassem por amigos e colegas que estivessem passando por sofrimentos ou enfermidades. Ao término da celebração, ele abençoou os jovens com a relíquia do Beato Carlo Acutis, que será canonizado em 7 de setembro.
Por Aline Imércio e Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Belém