“Evangelizar, despertar e levar Jesus ao coração das famílias”. Essa é a missão do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que se reuniu em 10 de julho, Dia Nacional do Encontro de Casais com Cristo.
A missa em ação de graças foi presidida por Dom Cícero Alves de França na Paróquia Sagrada Face, Decanato Sant’Ana e São Joaquim.
No início da celebração, os casais recordaram a história do ECC, cuja origem aconteceu em 1970, pela inquietude do Padre Alfonso Pastore, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em São Paulo.
“Qual é a missão do ECC?” Essa foi a pergunta que o Bispo Auxiliar da Arquidiocese fez aos casais em sua homilia. Ele ressaltou que não se trata apenas de unir os casais em dificuldade, mas, sobretudo, evangelizá-los e despertá-los para serem anunciadores do Evangelho de Jesus.
“A vida matrimonial é como aquele trecho do Evangelho segundo Marcos, que nos recorda de construir a casa sobre a rocha. E a grande tarefa, portanto, do ECC é mostrar e ensinar que Jesus é a rocha sobre a qual construímos a vida em comum; que no Matrimônio não existe mais o ‘meu’, o ‘teu’, mas o ‘nosso’: ‘nossos filhos’, ‘nossa vida’; que aquela relação somente será vitoriosa se for construída não sobre a paixão, porque a paixão é areia, mas sobre a rocha, que é o amor”, ressaltou.
Dom Cícero exortou os casais a mostrarem ao mundo a lógica do amor. Recordando São Paulo, o Prelado lembrou que o amor perdoa tudo. “O amor só é perfeito, o amor só é pleno, se vier de Deus e se chegar a Deus”, salientou.
Também estimulou o ECC a levar os casais “a sair da casa construída sobre a areia, sobre a fragilidade da paixão e do desejo” e a construir “a casa sobre a rocha, sobre o amor que é eterno, que é profundo, que é invencível”.
Ao final da celebração, os casais realizaram a renovação das promessas matrimoniais e tiveram suas alianças abençoadas.
O ECC está presente em mais de 150 dioceses no Brasil e vem sendo implementado também no Canadá e em Portugal. Ele se divide em três etapas: O ‘Encontro’, com a finalidade despertar a ação evangelizadora e missionária nos casais; o ‘Reencontro’, em que é apresentado aos casais o caráter catequético e de aprofundamento na mística do ECC; e, por fim, o ‘Compromisso’, um momento transformador do casal.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém