
Os fiéis da Paróquia São Mateus Apóstolo, Decanato Sant’Ana e São Joaquim, celebraram seu padroeiro no domingo, 21, com uma missa solene presidida por Dom Cícero Alves de França, e concelebrada pelo Padre Felipe Batista da Silva, Administrador Paroquial, com a assistência dos Diáconos Gilmar Freire Rodrigues e Ricardo Donizeti.
Antes da missa, Padre Felipe conduziu a procissão pelas ruas com as imagens de São Mateus e Santa Ifigênia, também homenageada na festa. Uma novena preparatória antecedeu a data festiva, com os fiéis pedindo a intercessão dos santos por suas vidas e pelo bairro. Houve também um momento cultural e de evangelização no sábado, 20, com o cantor católico Thiago Brado.
Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém aprofundou o significado do chamado de São Mateus (cf. Mt 9,9-13), destacando a força transformadora do olhar de Cristo. “Jesus não olha para Mateus com os olhos da carne, porque, se olhasse com os olhos da carne, veria somente um pecador público”, afirmou. O Prelado ressaltou que o encontro com Cristo é, por essência, transformador, e lembrou que todos que encontram Jesus são, de alguma forma, mudados: “Quem estava doente, quando encontrou Jesus, foi curado. Quem estava morto, quando encontrou Jesus, voltou à vida. Quando nós encontramos Jesus, nós não saímos do mesmo jeito”.

Dom Cícero enfatizou que seguir Jesus exige renúncia e uma mudança de vida: “O que hoje me impede de seguir Jesus? Vamos levar esta pergunta para a nossa casa. Olhamos para o nosso padroeiro e vemos que ele se deixou amar, se deixou ver, se deixou encontrar com Jesus”.
Após a missa, o Bispo realizou o plantio de uma árvore no jardim da igre-ja matriz por ocasião do Dia da Árvore. Essa iniciativa estendeu-se também por todas as paróquias da Região Belém.

Por Fernando Arthur/ Colaboração especial para Região Belém