Dom Cícero: ‘Sem a oração, a fé perde a sua vitalidade”

Giane Falavigna

Na manhã do sábado, 14, dezenas de fiéis das paróquias e comunidades do Decanato Santa Maria e São José se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Água Rasa, para a Escola de Oração, conduzida por Dom Cícero Al­ves de França.

No encontro, o Bispo Auxiliar da Ar­quidiocese na Região Belém ressaltou a relevância da oração na vida cotidiana e recordou que a primeira atitude que per­mite iniciar a oração é o reconhecimento da pequenez do ser humano e a consci­ência de sua condição de criatura.

O Prelado recordou também a per­gunta do Papa Francisco para o Ano da Oração, que antecede o Jubileu Ordi­nário de 2025: “Como se preparar para esse evento tão importante para a vida da Igreja senão por meio da oração?”.

“Esta pergunta feita a nós, povo de Deus, nos instiga, nos interroga a redes­ cobrirmos o valor e a importância da oração para a nossa de vida de fé. Sem a oração, a fé perde a sua vitalidade, a vida cristã se torna fraca. Não se pode ser cristão sem a oração; assim como não é possível viver sem respirar, a oração é o respiro da fé”, disse Dom Cícero.

O Bispo Auxiliar destacou que a ora­ção é um diálogo com Deus, pois ela introduz o fiel no coração do Senhor. “Orar, portanto, é gritar a partir da nossa pobreza, da indigência. A oração, porém, não é fácil, pois exige que permitamos que Deus entre no centro da nossa pes­soa, permitindo-lhe que toque no núcleo do nosso ser e veja tudo o que gostaría­mos de deixar escondido”, afirmou.

O encontro da Escola de Oração encerrou-se com um momento de ado­ração eucarística silenciosa, conduzi­da pelo Prelado. Ao final, Dom Cícero abençoou os fiéis juntamente com os sacerdotes presentes.

O próximo encontro acontecerá no Decanato São Timóteo, em outubro. A data e o local serão divulgados em breve no Instagram (@regiaobelem).

Por Fernando Arthur
Colaborador especial para Região Belém

Deixe um comentário