Dom Cícero: ‘Temos um Deus que caminha conosco e que se fez alimento’

Pascom paroquial

Na tarde da quinta-feira, 30 de maio, Dom Cícero Alves de França presidiu a missa da Solenidade de Corpus Christi, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Decanato Santa Maria Madalena, concelebrada pelo Padre Reginaldo Miranda, Pároco, com a assistência do Diácono Celso Acuña.

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém recordou a dimensão histórica da ceia, descrita na primeira leitura da missa, na qual Moisés constrói um altar para oferecer sacrifícios ao Senhor.

“O sangue tem uma dimensão muito forte e por isso mesmo o sangue sela, marca a aliança”, afirmou, ressaltando que no Evangelho, “nós não mais precisamos oferecer animais, não precisamos espalhar mais o seu sangue, porque o próprio Jesus derramou o seu sangue por nós.”

Dom Cícero afirmou que a Eucaristia é “o sinal mais forte de que Deus nos ama tanto, a ponto de enviar o seu Filho para morrer como um animal, para derramar o seu sangue no altar da cruz e, assim, estabelecer conosco um pacto, uma aliança eterna”. Ele ressaltou que todas as vezes que se comunga o Corpo e o Sangue do Senhor, se renova esta aliança entre Deus e seu povo.

O Bispo encorajou os fiéis a manifestarem publicamente a fé. “Temos um Deus que caminha conosco, que se fez alimento, que se fez cordeiro para nos libertar e para nos salvar, e que nós precisamos nos alimentar Dele. Precisamos comer do seu Corpo, precisamos beber do seu Sangue, para continuarmos neste caminho de aliança para não nos sentirmos sozinhos, para não acharmos que o nosso Deus é um Deus distante. Precisamos comer do Corpo, precisamos beber do Sangue, para ter forças para enfrentar os problemas e as dificuldades que a vida nos impõe; e também para podermos ter forças para continuar caminhando, para trilhar o nosso caminho. Precisamos comer do seu Corpo, beber do seu Sangue para termos forças para anunciar Jesus Cristo no mundo”, ressaltou.

Ao final da celebração, Dom Cícero conduziu a procissão eucarística pelas ruas da Vila Califórnia. A procissão encerrou-se na Comunidade São José, na qual o Bispo abençoou os fiéis com o Santíssimo Sacramento e os encorajou a viverem a oração.

A Solenidade de Corpus Christi reuniu centenas de fiéis na Paróquia São Mateus Apóstolo, Decanato Sant’Ana e São Joaquim. A missa foi presidida pelo Padre Felipe Batista da Silva, Vigário Paroquial. Após a celebração, os fiéis saíram em procissão pelas ruas próximas à Paróquia. O tapete, confeccionado pelos jovens, tomou a rua principal em frente à matriz paroquial e incluiu temas sobre a Eucaristia e a Arquidiocese. Entre os desenhos estavam o cálice, a hóstia, o Espírito Santo e o brasão episcopal de Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém. (Por Pascom Paroquial)

Dezenas de fiéis participaram da missa da Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira, 30 de maio, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Decanato São Timóteo, presidida pelo Padre Valdir João Silveira, Pároco. A procissão eucarística tomou as ruas da na Vila Antonieta. (Por Pascom Paroquial)

Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Decanato São Timóteo, a Solenidade de Corpus Christi foi celebrada com missa campal em frente à igreja matriz, presidida pelo Padre Francisco de Assis Miguel, C.Ss.R.. Os fiéis também participaram da procissão com o Santíssimo pelas ruas do Parque dos Bancários. (por Pascom paroquial)

Na tarde da quinta-feira, 30 de maio, a missa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo foi presidida pelo Padre Reuberson Ferreira, MSC, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Decanato São Lucas. Após a comunhão, o Sacerdote conduziu a procissão com o Santíssimo pelas ruas da Vila Formosa e, no retorno ao templo, abençoou os fiéis. (por Pascom paroquial)

Deixe um comentário