Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dom Edilson: Maria é a grande missionária que congrega todos ao redor de Jesus

Benigno Naveira

Na noite do domingo, 12, Dom Edil­son de Souza Silva presidiu a missa na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, no Jardim Ester, Decanato São Bartolomeu. Concelebrou o Padre Yago Barbosa Ferreira, Pároco, com a assistência dos Diáconos Antônio Geral­do de Souza e Ronaldo Contin Della Nina.

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Ar­quidiocese na Região Lapa ressaltou que Maria é a Mãe de Cristo, cabeça da Igreja e mãe de todos. Ele recordou que em 1717 no Rio Paraíba do Sul, os três pescadores por primeiro pescaram o corpo da ima­gem e depois a cabeça, após o qual se deu uma pesca abundante de peixes, episódio que faz lembrar o milagre que Jesus reali­zou com seus discípulos na barca de Pe­dro: em obediência à palavra do Senhor, eles lançaram as redes e apanharam tama­nha quantidade de peixes que quase não conseguiram trazê-la para a barca. Jesus, na ocasião, disse a Pedro que faria dele um pescador de homens (cf. Lc 5,1-11). Esse milagre indicava a missão da Igreja de to­dos os tempos: lançar as redes do Evange­lho e pescar corações e almas para Deus, iluminando o mundo com a luz da vida.

Dom Edilson comentou, por fim, que o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida também aponta para o estado permanente de missão em que deve estar a Igreja, sendo Maria a grande missio­nária que congrega a todos ao redor do seu Filho, Jesus. Já a rede, na qual veio a imagem, lembra a missão: a Igreja existe para evangelizar!

Ao término da missa, foi realizada uma procissão com a imagem da Padro­eira do Brasil pelas ruas do bairro.

Nossa Senhora Aparecida também foi solenemente celebrada em outras pa­róquias e comunidades a ela dedicadas na Região Lapa, localizadas na Vila An­glo-Brasileira, na Vila Beatriz e no Por­tal dos Bandeirantes, todas no Decanato São Simão; e na Vila Nova Jaguaré e no Jardim Rio Pequeno, no Decanato São Bartolomeu.

Na sexta-feira, 10, Dom Edilson de Souza Silva presidiu missa no oitavo dia da novena da padroeira da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Beatriz, Decanato São Simão. Concelebrou o Padre José Edson Santana Barreto, Pároco.

Patrícia Barbosa

Na tarde de sábado, 11, na Paróquia São José, no Jardim Monte Alegre, Decanato São Tito, os paroquianos participaram da missa na liturgia da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Edilson de Souza Silva. Concelebrou o Padre Messias de Moraes Ferreira, Pároco.

Por Benigno Naveira
Colaborador de comunicação na Região Lapa

Deixe um comentário