O Cardeal Odilo Pedro Scherer esteve na ExpoCatólica na tarde desta sexta-feira, 4, no Pro Magno Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista. Ele falou aos participantes do 2º Fórum da Caridade Organizada, promovido pela Arquidiocese de São Paulo, e, depois respondeu a perguntas no 2º Encontro Nacional de Missionários Digitais, eventos simultâneos à 18ª ExpoCatólica.

Na sequência, o Arcebispo Metropolitano foi ao estande da Arquidiocese de São Paulo e participou do programa “Igreja em Saída”, apresentado pelo Padre Aloizio José, na rádio 9 de Julho.
“Aqui há um grande movimento de pessoas e existe, é claro, um interesse comercial. Por outro lado, entendo que a ExpoCatólica é ocasião de mostrar as muitas iniciativas que estão a serviço da vida e da missão da Igreja”, comentou, mencionando os itens que podem ser encontrados na feira, como livros, crucifixos, bancos de igreja, sinos, vestes litúrgicas e outras inovações ainda pouco conhecidas e que podem ser úteis à vida e missão da Igreja.
“E aqui também se desenvolve muitas iniciativas diretamente pastorais, como nos campos da comunicação, o evento da caridade organizada que participei hoje e o congresso de catequese que estarei amanhã. São ocasiões para ouvir, ver e interagir. Quem aqui vier certamente não perderá tempo”, assegurou.
A FÉ TRANSMITIDA EM FAMÍLIA
Perguntado sobre a transmissão da fé nas famílias, o Arcebispo lembrou que a família católica “é a célula básica da Igreja” e exortou que todas se reúnam para rezar, refletir trechos da Palavra de Deus, se organizem para fazer atos de caridade e que são capazes de achar forças para superar os momentos de dificuldades.
“Também as virtudes humanas e cristãs se aprendem em família”, enfatizou, destacando a transmissão da fé entre as gerações, como apontaram os papas ao longo da história.
A VIDA NA COMUNIDADE DE FÉ

“Participar da vida da Igreja é oportunidade para que a família se prepare para melhor viver em casa a fé e transmti-la”, ressaltou Dom Odilo, apontando, ainda, que a melhor formação continuada para um católico é participar frequentemente da missa, ao menos da missa dominical.
“A missa, ao mesmo tempo que é a celebração do sacramento e da liturgia, também é catequese, é aprendizado. Nela, a gente aprende a caminhar com a Igreja para não se sentir isolado, sente-se amparado pelos demais que fazem a caminhada com a gente”, comentou.
APRENDER DOS SANTOS
Dirigindo-se especialmente aos jovens, o Arcebispo recordou que em 7 de setembro serão canonizados os jovens beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati.
“Eles são exemplo de que é possível ser jovem cristão católico, seguir Jesus sem deixar de ser jovem, sem deixar de viver a vida”, observou o Arcebispo.
“Nós temos na Igreja um tesouro muitas vezes desconhecido e inexplorado, que é o testemunho da vida dos santos. Se olharmos bem para a vida deles, nós aprendemos tanto. Eles nos edificam, nos dão o testemunho. Conhecendo e aprendendo com os santos, estamos seguros de estar no caminho certo, pois eles foram reconhecidos como grandes católicos. Estar com os santos é estar no caminho de Jesus Cristo. Portanto, jovens, conheçam estas figuras de santos jovens e adolescentes”, exortou.
Por fim, Dom Odilo pediu a todos os católicos que foquem seus olhares mais para as coisas boas que ocorrem do que para as notícias negativas que se proliferam. “Existem muitas coisas boas, muita gente fazendo o bem, muitos se dedicando à vida da Igreja”, disse, comentando que uma dessas coisas positivas tem sido o aumento da quantidade de adultos à procura dos sacramentos da iniciação à vida cristã – Batismo, primeira Comunhão e Crisma.
“Em um cenário que se diz que a Igreja está perdendo fiéis, temos de mostrar, na verdade, que a Igreja está recebendo fiéis, que tem muita gente voltando para a Igreja”, assegurou o Arcebispo de São Paulo.
PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM DA CARIDADE ORGANIZADA

Durante sua participação no Fórum Caridade Organizada, o Cardeal Odilo Pedro Scherer destacou que mapear as ações sociais da Igreja não serve apenas para dar visibilidade ao que já é feito, mas, sobretudo, para enxergar onde ainda não chegamos.
É nas lacunas, nos silêncios da caridade, que o Evangelho nos chama a agir com mais coragem e criatividade.
Dom Odilo também lembrou que a Igreja vai além das paróquias: está viva nas escolas católicas, nas congregações, nos hospitais, nas universidades e em tantas iniciativas que promovem o bem. “Tudo isso é Caridade Organizada”. Por fim, deixou um agradecimento especial a quem se dedica às “causas perdidas” que, como ele disse, são as causas de Deus.
SOBRE A EXPOCATÓLICA
A ExpoCatólica 2025, maior feira internacional de produtos e serviços para a Igreja na América Latina, prossegue neste fim de semana: no sábado, 5, das 10h às 19h; e no domingo, 6, das 10h às 17h, no Pro Magno Centro de Eventos (Avenida Professora Ida Kolb, 513), nas imediações da Ponte do Limão da Marginal Tietê.
A entrada na ExpoCatólica é gratuita, e o credenciamento pode ser feito pelo site www.expocatolica.com.br. Os eventos paralelos exigem inscrição prévia, devido à limitação de vagas nos auditórios. Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas também pelo Instagram oficial da feira (@expocatolica).
A Arquidiocese de São Paulo, por meio do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, está com um estande na ExpoCatólica, com a programação ao vivo da rádio 9 de Julho em um estúdio avançado, e a redação on-line do jornal O SÃO PAULO. Visite-nos na Rua A, próximo à Arena do Conhecimento e à entrada principal.