
Na noite do sábado, 27 de setembro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a Eucaristia na Paróquia São Mateus Apóstolo, Decanato Sant’Ana e São Joaquim da Região Belém. A celebração, que integrou a programação dos festejos do padroeiro, comemorado no dia 21, foi marcada pela bênção de uma nova imagem de São Mateus.
Concelebrou o Padre Felipe Batista da Silva, Administrador Paroquial, com a assistência dos Diáconos Gilmar Freire Rodrigues e Ricardo Donizeti.
Na homilia, o Arcebispo Metropolitano refletiu sobre a universalidade da Palavra de Deus, e ao recordar os dias finais do Mês da Bíblia, incentivou os fiéis a darem um lugar de honra às Sagradas Escrituras em seus lares: “Aconselho ainda hoje, chegando a sua casa, ou amanhã, coloque a Bíblia em um lugar bonito, de destaque na sua casa, com uma flor junto com a Bíblia, para honrar assim a Palavra de Deus em família, a Palavra de Deus que é alimento para nossa fé”.

Centrando sua reflexão na parábola do homem rico e do pobre Lázaro, proclamada no Evangelho do 26º Domingo do Tempo Comum (cf. Lc 16,19-31), Dom Odilo explicou que o destino eterno é decidido nesta vida. O problema do rico, segundo o Cardeal, não foi sua condição material, mas sua atitude: “Ele foi para o inferno, na palavra de Jesus, porque ele é rico ou por outra coisa? Não simplesmente porque é rico, mas porque não olhou para aquele que estava na porta dele, não deu atenção ao pobre, fechou o coração às necessidades do próximo, tratou de cuidar só da sua vida”.
Citando o Papa Francisco, Dom Odilo recordou que “um dos maiores pecados nossos é nossa indiferença diante do sofrimento do próximo, nossa insensibilidade diante da miséria”. Também enfatizou que sempre é tempo de escutar o que Deus ensina: “A Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina o caminho para a vida, amar a Deus, e amar o próximo; não fechar o coração ao próximo.”

“Peçamos a Deus que, com a ajuda de São Mateus Apóstolo e Evangelista, possamos viver a Palavra de Deus, que São Mateus ensinou, testemunhou e nos transmitiu na sua versão do Evangelho”, disse o Arcebispo, que ao término da homilia abençoou a nova imagem do padroeiro.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Belém