Dom Odilo confere os ministérios de leitor e acólito a 5 seminaristas

Na manhã do domingo, 4, em missa na Catedral da Sé, o Cardeal Scherer conferiu a cinco seminaristas do Seminário de Teologia da Arquidiocese de São Paulo (etapa da Configuração) os ministérios de leitor e acólito.

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Receberam o leitorato os seminaristas Gabriel Couto (2o ano) e Vinícius Pinheiro (3o ano) e o acolitato os seminaristas Leonardo Oliveira, Victor Natali e Yago Meireles (todos no 3o ano).

O leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o Evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.

Já o acólito é instituído para o cuidado do serviço do altar, ajuda ao Diácono e serviço ao sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da missa. Além disso, cabe-lhe auxiliar na distribuição da sagrada comunhão aos fiéis, como ministro extraordinário, todas as vezes que for necessário. Pode ser encarregado, ainda, em circunstâncias extraordinárias, de expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e fazer depois a reposição. Não pode, porém, dar a bênção ao povo. Poderá também cuidar da formação dos demais servidores da liturgia e dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, o Padre José Adeildo Pereira Machado, Reitor do Seminário de Teologia, comentou que tanto o para o ministério de leitor quanto para o ministério de acólito, “seminarista estará sempre na via do serviço e missão da Igreja”.

“O leitor anuncia a Palavra de Cristo e por isso está a serviço da Igreja. A Palavra forma o futuro padre configurando-o a Cristo. O seminarista também exerce serviço na comunidade para congregar o povo de Deus. A Palavra nos chama à conversão, à missão, a ser Igreja”, detalhou o Reitor.

“Com relação ao acolitato, é sempre destacada a espiritualidade eucarística, pois participar do Corpo e Sangue do Senhor, de sua mesa, também nos faz alimento na comunidade cristã, na vida dos irmãos. Os seminaristas que recebem este ministério são convidados na pastoral a fazer visita aos enfermos, levar a Eucaristia, cultivar uma espiritualidade eucarística, uma vida de oração eucarística. No ministério do acólito, aquele que se alimenta de Cristo está ao lado da mesa do Senhor e coloca-se sempre a serviço da Igreja e dos irmãos”, comentou Padre José Adeildo.

Deixe um comentário