Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dom Odilo é homenageado pelo Comando Militar do Sudeste com a Medalha do Pacificador

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na manhã da quinta-feira, 21, em comemoração do Dia do Soldado, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, foi condecorado com a Medalha do Pacificador, durante cerimônia realizada no Comando Militar do Sudeste (CMSE), no bairro do Paraíso, na capital paulista. 

A honraria, uma das mais importantes do Exército Brasileiro, foi entregue a diversas personalidades civis e militares que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da instituição e para a promoção de valores de paz e cidadania.

A Medalha do Pacificador foi instituída em 1953, por ocasião do sesquicentenário de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército. Inicialmente uma evocação histórica, tornou-se, em 1955, uma distinção concedida a militares e civis – brasileiros ou estrangeiros – que tenham prestado relevantes serviços ao Exército, elevando seu prestígio ou colaborando para estreitar laços de amizade com forças armadas de outras nações.

RECONHECIMENTO

Durante a solenidade, o General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, atual Comandante Militar do Sudeste, destacou o simbolismo da data e o reconhecimento às diversas personalidades agraciadas.

“Eu quero registrar que, nesta data, nós também homenageamos as personalidades civis e militares de outras forças que, ao longo dessa trajetória de vida, têm nos apoiado de maneira muito especial”, afirmou o General, frisando que a presença de Dom Odilo entre os homenageados ressaltou a contribuição da Igreja Católica na promoção de valores humanos e sociais em diálogo com a sociedade brasileira. 

O General Montenegro também sublinhou a importância da memória histórica, lembrando os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a condecoração especial ao estandarte do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, em reconhecimento ao papel desempenhado pela unidade.

(Colaborou: Fernando Arthur)

Deixe um comentário