O Arcebispo falou aos fiéis sobre a vocação à vida consagrada
No programa “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho, na segunda-feira, 15, na Assunção de Nossa Senhora, o Cardeal Scherer falou sobre a vocação à vida religiosa consagrada.
“A Igreja olha para ela com grande alegria”, destacou o Cardeal ao falar sobre a Virgem Maria e sua assunção aos céus, ressaltando que a Virgem é sinal de grande esperança e alegria. “Nós caminhamos nesta vida olhando para ela e esperando chegar onde ela chegou”, afirmou.
Dom Odilo mencionou as diversas instituições que levam o título de Nossa Senhora da Assunção, como a Catedral Metropolitana de São Paulo, além do Seminário Propedêutico e a Faculdade de Teologia, no Ipiranga.
VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA
A vocação à vida religiosa consagrada também foi destaque no programa. O Arcebispo ressaltou que há muitos consagrados e inúmeras congregações masculinas e femininas. Também destacou a ação dos leigos terciários, que se associam aos religiosos de vida consagrada e vivem o carisma da congregação.
“Os religiosos e religiosas ajudam a recordar constantemente aquilo que a Igreja inteira deve ser. Eles assumem a vida conforme o Evangelho”, ressaltou, exortando os ouvintes a rezarem pelas vocações religiosas, “que são uma grande força dentro da Igreja”.
Dom Odilo também destacou que, ultimamente, cresce na Igreja a vocação laical consagrada, na qual as pessoas se casam e formam famílias, mas vivem o carisma da vida consagrada em novas comunidades e em movimentos e associações de fiéis. “Assim, os leigos participam da abundância do Evangelho oferecida a todos como caminho de santificação”, destacou.