
Presente em 12 países na Europa, América, Ásia, África e Oceania, a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus celebra em 2025 seu centenário de fundação.
No dia da canonização de Santa Teresa do Menino Jesus, em 17 de maio de 1925, a Madre Crucifixa Curcio e o Padre Lourenço Van den Eerenbeemt decidiram se entregar totalmente à causa da evangelização, e realizar, com a fundação desta congregação, o grande desejo da Santa de Lisieux: “Amar Jesus e fazê-lo amado por todos”, restaurando a humanidade ferida.
Em ação de graças pelos 100 anos, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa no sábado, 8, na Paróquia São José Esposo da Virgem Maria, na Região Santana, concelebrada pelo Padre Manoel Clemente de Melo, MSJ, Pároco.

Na celebração, o Arcebispo Metropolitano enalteceu a atuação da congregação que está no Brasil desde 1948, inicialmente em Paracatu (MG), e depois nos estados da Bahia, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Ceará e Pará.
Na Arquidiocese de São Paulo, desde 1984, nos bairros da Vila Medeiros e da Vila Sabrina, as carmelitas missionárias atuam o carisma da evangelização, explicitadas nas obras sociais e nas atividades missionárias. Em Mairiporã (SP), Diocese de Bragança Paulista, elas mantêm o Centro de Espiritualidade “Flos Carmeli”, com espaço e estrutura para retiros, encontros e reuniões.

“Rendemos graças a Deus pelo passado marcado por Sua presença amorosa e cheio de misericórdia, que possibilitou construir o presente. Agradecendo ao Senhor, continuamos suplicando graças e forças para que todos os membros renovem sua fidelidade ao projeto de Deus confiado aos fundadores e que somos hoje as depositárias deste legado para transmiti-lo às novas gerações”, expressaram as irmãs durante a missa.
(com informações das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus)






