Dom Odilo preside missa no centenário do Colégio São José no Ipiranga

Fotos: Augusto Kuabara

Na noite da quinta-feira, 19, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu missa em ação de graças pelo centenário do Colégio São José, pertencente aos Padres de Sion, localizado no bairro do Ipiranga.

A celebração eucarística foi realizada na Paróquia São José. Concelebraram Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, e os Padres José Maria Leite, NDS, Provincial dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion; Gilmar Souza da Silva, Pároco; Oberdan Santana da Silva, Vigário Paroquial e atual diretor do Colégio São José, mais conhecido como Sion – Ipiranga; e demais padres pertencentes à Congregação.

Alunos – que entraram em procissão ao som do hino do Colégio –, professores, familiares, ex-alunos e representantes da sociedade civil no Ipiranga foram acolhidos pelo Padre Oberdan no início da celebração.

Na homilia, Dom Odilo cumprimentou a comunidade do Colégio São José – educadores, alunos e famílias –, por optar em fazer parte de uma história bonita como a da instituição, buscando valores educativos e evangelizadores. “Colégios católicos devem ser a chave para abrir a todos ao conhecimento, à ciência, à verdade”, disse o Arcebispo, que continuou, dirigindo-se aos alunos: “Busquem o conhecimento não apenas do que está nos livros, mas do que é bom, do que é justo, do que é verdadeiro, do que é digno, daquilo que constrói a convivência na paz e na fraternidade”.

Ao final da missa, Maria Isabel Fuita Menezes, diretora pedagógica do colégio, agradeceu aos participantes pela presença e fez memória do início da história do Sion – Ipiranga: “Padre Arnaldo Dante, NDS, fundou o colégio em 23 de outubro de 1923; inicialmente, funcionou como escola paroquial. Após um tempo, preocupado com a educação dos filhos dos operários que residiam e trabalhavam nas proximidades do Ipiranga, Padre Dante, junto com Antonieta de Felice, diretora, criou uma estrutura escolar para transformar, por meio da edu- cação, o futuro dos jovens e crianças que por ali passaram”.

Maria Isabel citou uma famosa frase de Theodoro Ratisbonne, fundador da Congregação dos Religiosos do Sion: “Quanto mais caminho, mais me convenço de que o Sion é uma obra da atualidade”.

Por Karen Eufrosino
Colaboradora de comunicação da Região Episcopal Ipiranga

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários