Arcebispo Metropolitano presidiu missa da Solenidade de São José em paróquia na Região Belém e destacou que a Igreja tem ‘o patrimônio da herança da fé’

Na quinta-feira, 19, é celebrado o padroeiro da Paróquia São José do Belém, na Região Episcopal Belém. No início da manhã, a missa solene foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, com a presença de inúmeros fiéis que lotaram a matriz para honrar o “Patrono Universal da Igreja”.
A missa teve como concelebrantes os padres Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, Thiago Faccini Paro, Administrador Paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, e Gianpietro Carraro, fundador da Missão Belém.
Logo no início da celebração, Dom Odilo recordou a missão singular de São José. “Olhamos para São José como aquele que foi chamado por Deus para cuidar do primeiro núcleo da Igreja: a Sagrada Família. Ele foi colocado como cuidador da família de Jesus, e a família de Jesus somos nós”, afirmou o Cardeal, ressaltando que o Santo não é apenas uma figura histórica, mas um intercessor e inspirador constante para a vida cristã.

O ‘SIM’ NO SILÊNCIO E A RETIDÃO
Na homilia, o Arcebispo meditou sobre a atitude de José diante do inesperado. Assim como Maria, ele foi surpreendido pelos planos de Deus e, mesmo sem compreender totalmente a magnitude de sua missão, não recuou. “Ele não disse ‘comigo não’. Ele assumiu, fez conforme o anjo do Senhor lhe tinha pedido”, pontuou.
Dom Odilo destacou a virtude da justiça, lembrando que o maior elogio feito a José no Evangelho é o de que ele era um “homem justo”.
“Como seria bom que todos pudessem dizer o mesmo de nós: ele é um homem justo, ela é uma mulher justa. É a retidão no tratar com as pessoas e com as coisas”, exortou o Cardeal.

O ÚLTIMO DOS PATRIARCAS E A HERANÇA IMATERIAL
Um dos pontos centrais da reflexão foi a figura de São José como o “último dos patriarcas”, servindo de ponte entre o Antigo e o Novo Testamento. Dom Odilo utilizou essa imagem para falar sobre o “patrimônio da fé”.
“A Igreja é rica de um patrimônio que não é conta bancária, nem depósito em ouro. É o patrimônio da herança da fé, passado de geração em geração”, explicou.
O Cardeal alertou para o perigo de uma fé puramente individualista, enfatizando que o cristão crê com a Igreja e como a Igreja crê. “Nós estamos mergulhados na fé da Igreja, como um grande rio que vai para frente na história. Sozinhos, a gente se perderia”.

EXEMPLO QUE VALE MAIS QUE PALAVRAS
Dom Odilo fez votos de que São José olhe pelas famílias e pela unidade da Igreja.
Ao final, destacou o silêncio de José nos Evangelhos como um ensinamento poderoso para os dias atuais: “São José não fez discurso, mas seu exemplo de vida foi muito forte. Na família, muitas vezes o exemplo conta mais que a palavra. A palavra sem o exemplo é vazia; com o exemplo, ela convence”.

ORAÇÃO PELA PAZ
Atendendo a um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo conduziu, ao encerramento da celebração, uma oração especial pela paz e pelo desarmamento. Sob o patrocínio de São José, o Arcebispo confiou a Deus o clamor do povo brasileiro por tempos de mais harmonia e menos violência.





