Nos dias 22 e 23, na Abadia de Santa Maria, no Tucuruvi, zona Norte da capital paulista, os padres novos da Arquidiocese – aqueles que possuem até 8 anos de ministério sacerdotal, o que abrange 39 sacerdotes atualmente –, participam de um encontro com o Cardeal Scherer.
A atividade é uma oportunidade para a abordagem de assuntos de interesse eclesiástico-pastoral, a formação e a troca de experiências, como também para o fomento da fraternidade sacerdotal entre os membros do clero arquidiocesano e a maior proximidade com o Arcebispo Metropolitano.
Na manhã da terça-feira, 23, Dom Odilo abriu o encontro com a oração da Hora Média e, em seguida, traçou um panorama sobre a história eclesiástica: resgatou as diversas situações de dificuldade que a Igreja enfrentou ao longo dos séculos, notadamente no continente europeu, e contextualizou os desafios do tempo presente. O Purpurado propôs aos padres que expusessem as questões atuais que, na opinião deles, mais impactam a vida da Igreja e do ministério sacerdotal nos dias atuais, o que proporcionou um amplo debate.
À tarde, no mesmo dia, o Cônego José Miguel de Oliveira, Vigário-geral Adjunto da Região Belém, – que trabalhou como formador de seminário por mais de 15 anos – apresentou um itinerário de sua caminhada vocacional e exortou os sacerdotes a estimular as vocações em seu dia a dia.
Em seguida, o Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, nomeado Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, explanou sobre a organização pastoral renovada da Arquidiocese as iniciativas que advêm como frutos do sínodo arquidiocesano, como a nova estrutura – com a criação dos decanatos, a fim de dinamizar o trabalho pastoral –, a visibilidade que se pretende dar às iniciativas existentes em cada paróquia, a necessidade da renovação da acolhida – o que inclui não somente a acolhida às pessoas, mas também aos sacramentos –, a Pastoral dos Sacramentos, a criação do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos e do Vicariato para a Caridade Social, entre outros.
“A vida da Igreja não é fazer uma porção de coisas, mas ter um sentido, com objetivos e metas, a fim de propagar a fé. A adoração de Deus também faz parte da missão eclesial, no sentido de reconhecê-Lo como Criador e merecedor de todo o louvor, sem deixar de lado, no entanto, a dimensão do testemunho, mediante a nossa ação e presença no mundo”, exortou o Cardeal Scherer.
O Arcebispo Metropolitano também repassou com os padres novos o conteúdo do Manual de Normas Administrativas e Diretrizes Pastorais da Arquidiocese de São Paulo, que contém, além do que o próprio nome diz, o diretório da Pastoral dos Sacramentos, o diretório da Formação Presbiteral, a organização dos decanatos, as diretrizes para proteção de menores e adultos vulneráveis, entre outros documentos relevantes.
Na quarta-feira, 24, o Cardeal Scherer aborda a espiritualidade sacerdotal do padre diocesano, além de aspectos referentes à transferência de padres e à formação permanente. O Padre Zacarias José de Carvalho Paiva, Procurador da Mitra Arquidiocesana, apresenta questões gerais da Cúria e da administração eclesial. Por fim, o Padre Ricardo Anacleto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, explana as atualizações realizadas no âmbito da Pastoral dos Sacramentos, e o Padre João Henrique Novo do Prado, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese, discorre sobre a Pastoral Vocacional