
Com o tema “Evangelizar na atualidade”, aconteceu no sábado, 26, na Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom), o 8º Simpósio de Catequese, com a participação de mais de 270 participantes, entre catequistas, agentes de pastoral e lideranças eclesiais vindos de diferentes dioceses do Brasil.
O evento, promovido pela Paulus Editora, buscou fortalecer a missão catequética diante dos desafios do mundo contemporâneo, a partir de palestras, oficinas temáticas e momentos de partilha de saberes, para integração e aprofundamento da fé.
A conferência principal foi conduzida pelo Padre Joãozinho, SCJ, doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade. Ele abordou os cinco “sentidos da catequese”, destacando a importância de despertar afetos, promover encontros e cultivar experiências comunitárias. Também ressaltou a necessidade de valorizar o ensino da Doutrina Social da Igreja, dos mandamentos e orações. “Os catequistas são guardiões da memória da fé católica”, afirmou.

Na segunda conferência do dia, Altierez dos Santos, assessor e consultor de catequese da Paulus Editora, tratou do tema “Evangelizar no tempo presente”. Ele afirmou que a redução do número de católicos no Brasil reforça a urgência de formar catequistas bem-preparados para dialogar com a sociedade atual e formar a nova geração de discípulos de Cristo.
Também o Padre Claudiano Avelino dos Santos, Superior Provincial da Paulus Editora, destacou que é essencial conduzir as pessoas a Jesus Cristo e ajudá-las a compreender profundamente as razões da fé.
(por Redação – com informações da Paulus)